Equipa da UC participa em estudo internacional sobre intenções, sentimentos e comportamentos relacionados com a COVID-19

O projeto abrange três estudos diferentes e consiste numa parceria internacional, envolvendo mais de 100 laboratórios e departamentos em universidades e institutos de vários países, estando em curso a tradução para cerca de 50 línguas diferentes.

Tópico(s) Artigo

  • 18:47 | Sexta-feira, 19 de Junho de 2020
  • Ler em 2 minutos

Uma equipa da Universidade de Coimbra (UC) está a participar num projeto internacional que visa estudar intenções, sentimentos e comportamentos relacionados com a COVID-19. O foco desta investigação está na avaliação das políticas e medidas adotadas face à pandemia mundial atual, procurando perceber se as estratégias a desenvolver poderão ser comuns ou se dependem do contexto cultural.

«A consideração de populações de diversos países espalhados pelos cinco continentes é particularmente relevante, pela questão das variações culturais. Pandemias como a COVID-19, bem como desastres decorrentes das alterações climáticas, demonstram que estes fenómenos não escolhem lugar. Só levando a cabo estudos à escala mundial se poderá perceber se as medidas a implementar podem ser partilhadas ou se existe uma dependência cultural e contextual que deve ser tida em conta», afirmam as investigadoras que participam no projeto, Ana Ferreira, Daniela Sousa e Inês Almeida.

O projeto abrange três estudos diferentes e consiste numa parceria internacional, envolvendo mais de 100 laboratórios e departamentos em universidades e institutos de vários países, estando em curso a tradução para cerca de 50 línguas diferentes.


Em Portugal, além da Universidade de Coimbra, através do centro de investigação CIBIT-ICNAS e da Faculdade de Medicina (FMUC), participam no estudo a Universidade do Porto (UP) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

A equipa do ISCTE-IUL é coordenada pela professora Patrícia Arriaga e a da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto pelo professor Samuel Lins.

«Esta sinergia beneficia do uso de ferramentas colaborativas que permitem a partilha e o uso de informação a partir de repositórios e plataformas de acesso aberto, reforçando a importância de um paradigma de ciência aberta», notam Ana Ferreira, Daniela Sousa e Inês Almeida.

A investigação tem como alvo a população adulta (a partir dos 18 anos), sem limite de idade. O questionário decorre inteiramente online, sendo todos os dados anónimos. Mais informações sobre o estudo e ligação para participar estão disponíveis na página: https://voluntarios.cibit.uc.pt/psacovid/.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora