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EDP é a marca Portuguesa mais valiosa em 2022. CONTINENTE regista o maior crescimento de valor financeiro de marca

Tendo por base o ano 2020, as 25 marcas Portuguesas mais valiosas cresceram 6,6% entre 2021 e 2020 e 13,5% entre 2022 e 2020

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    • 17:55 | Quinta-feira, 23 de Junho de 2022
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    A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do estudo das Marcas Portuguesas Mais Valiosas 2022, reportando aos resultados financeiros de 2021.

    O cálculo do Valor Financeiro de Marca é desenvolvido em conformidade as normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira) através da metodologia de Royalty Relief, cujo processo obedece às seguintes fases: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços, determinação do índice de força de marca (relação emocional e comportamental, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa de colaboradores e saúde financeira), determinação da taxa de royalty, determinação da taxa de desconto, e determinação do valor económico da marca.

    Entre mais de 200 marcas Portuguesas que publicam as suas contas, destaca-se a EDP como a marca com maior valor financeiro (2.876 M€) e o CONTINENTE como a marca que regista maior crescimento (+46,7%).


    As 25 marcas Portuguesas mais valiosas são:

    EDP 2.876 M€ (+0,9%).
    GALP ENERGIA 1.702 M€ (+9,0%).
    JERONIMO MARTINS 1.018 M€ (+11,6%).
    PINGO DOCE 816 M€ (+6,7%).
    CONTINENTE 663 M€ (+46,7%).
    MEO 642 M€ (+1,4%).
    MILLENNIUM BCP 637 M€ (-2,3%).
    CGD – CAIXA GERAL DEPOSITOS 619 M€ (-2,7%).
    EDP RENOVAVEIS 615 M€ (+2,7%).
    BANCO BPI 509 M€ (+5,2%).
    NOS 438 M€ (+1,4%).
    MOTA ENGIL 349 M€ (+5,1%).
    SUPER BOCK 326 M€ (+27,3%).
    FIDELIDADE 322 M€ (+17,1%).
    SONAE 302 M€ (-9,9%).
    THE NAVIGATOR COMPANY 250 M€ (+3,3%).
    DELTA 206 M€ (+44,1%).
    CTT 197 M€ (+8,8%).
    TAP 196 M€ (+7,7%).
    CUF 176 M€ (+3,5%).
    WORTEN 168 M€ (+10,5%).
    NOVOBANCO 162 M€ (+30,6%).
    LUZ SAUDE 152 M€ (+5,6%).
    PESTANA 148 M€ (+15,6%).
    SAGRES 144 M€ (+18,0%).

    Já entre as marcas que registam o maior crescimento de valor financeiro destacam-se, acima de 25%:

    CONTINENTE (+46,7%).
    DELTA (+44,1%).
    LUSO (+42,1%).
    NOVOBANCO (+30,6%).
    VISTA ALEGRE (+29,2%).
    SUPER BOCK (+27,3%).
    SUMOL (+26,3%).
    COMPAL (+25,8%).

    João Baluarte, Partner da OnStrategy refere, “De uma forma geral, assistimos a uma recuperação dos valores das marcas mais expostas ao efeito da pandemia, motivados essencialmente por melhores projeções de volume de negócios bem como melhores desempenhos que o esperado para o ano de 2021. Tendo por base o ano 2020, as 25 marcas Portuguesas mais valiosas cresceram 6,6% entre 2021 e 2020 e 13,5% entre 2022 e 2020”.

    O mesmo responsável refere ainda, “Não obstante o bom desempenho das marcas, existe um clima de incerteza sobre a evolução dos fatores macroeconómicos, nomeadamente a inflação, a subida das taxas de juros e o espectro de recessão que se anuncia a curto prazo. O desfecho da guerra na Ucrânia, a sua manutenção durante um período longo no tempo, a incerteza sobre a manutenção do contexto de globalização, são outros fatores que podem vir a impactar no futuro a recuperação atual. Já no que diz respeito ao índice de Força de Marca, assistimos a pequenas variações, que demonstram a resiliência das principais marcas portuguesas, independentemente do contexto de crise e recuperação que temos assistido nos últimos anos”.
    (Foto DR)

     

     

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