Dois anos depois as Feiras do Queijo Serra da Estrela estão de volta

É das mãos sábias e experimentadas das queijeiras que é dada a forma à coalhada (composta de leite, sal e flor do cardo) técnicas milenares que, alinhadas à arte de bem-fazer e à astúcia e perseverança dos nossos pastores e produtores de leite, surge uma obra-prima inconfundível da gastronomia nacional – o Queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida).

  • 15:49 | Segunda-feira, 28 de Fevereiro de 2022
  • Ler em 3 minutos

Estão finalmente de regresso as principais feiras do Queijo Serra da Estrela e nos moldes habituais, dois anos depois de um interregno forçado devido à situação pandémica.

A Estrelacoop estará presente nos seis principais certames com o intuito de dinamizar ações de sensibilização sobre a importância da qualificação deste produto identitário do território das Beiras e Serra da Estrela. A partir de 6 de março e até abril, o Queijo Serra da Estrela DOP é rei e os artífices do queijo os porta-vozes por excelência!

É das mãos sábias e experimentadas das queijeiras que é dada a forma à coalhada (composta de leite, sal e flor do cardo) técnicas milenares que, alinhadas à arte de bem-fazer e à astúcia e perseverança dos nossos pastores e produtores de leite, surge uma obra-prima inconfundível da gastronomia nacional – o Queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida). E, num contexto particularmente desafiante para o setor da produção de Queijo e de toda a sua cadeia de valor, a Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela (ESTRELACOOP) assume uma presença proativa e dinâmica nas seis emblemáticas feiras do Queijo, vitais para a dinamização das economias locais e perpetuação deste alimento de memória e ancestralidade.


O primeiro certame – a Feira do Pastor e do Queijo – realiza-se a 6 de março em Penalva do Castelo, seguindo-se a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, dias 12 e 13 tida como “a maior feira do queijo em Portugal” e uma das imagens de marca deste concelho. A conhecida capital do Queijo Serra da Estrela, Celorico da Beira, realiza o seu 43º certame entre 18 e 20 de março, terra conhecida pelos seus pastos férteis onde pastoreiam os maiores rebanhos de ovelhas das raças Serra da Estrela e Churra Mondegueira. A última Feira do Queijo Serra da Estrela de março acontece dias 25, 26 e 27 em Fornos de Algodres, um certame dedicado à promoção da sétima maravilha gastronómica nacional, à genuína identidade e autenticidade, aos pastores, queijarias tradicionais e produtores DOP. Em abril será a vez de Gouveia abrir as portas à Exposerra 2022, entre os dias 2 e 3; já entre 23 e 25 de abril, Seia acolhe a Feira do Queijo Serra da Estrela, três dias dedicados a saborear os produtos regionais, onde o Queijo assume maior protagonismo.

“Esta é a primeira vez que a Estrelacoop assume uma presença ativa nestes certames de divulgação de Queijo Serra da Estrela DOP, certificado. Sabemos que vai ser um enorme desafio. Este regresso às feiras em formato presencial é vital pela proximidade com o público, aos produtores, as entidades públicas presentes, aos municípios. A Estrelacoop está determinada em ser uma força ativa nestas feiras e queremos ouvir os nossos produtores, associados e não associados. Sabemos que ainda há um longo caminho de promoção, sensibilização e projeção da DOP neste produto tão identitário da Serra da Estrela. Os desafios e obstáculos estão aí para nos testarem diariamente, mas esta fileira provou, mesmo durante a pandemia, que sabe reinventar-se e continua a lutar pela excelência e diferenciação do Queijo Serra da Estrela DOP. A Serra dá-nos este caráter – não desistimos do que é Nosso”, sustenta Joaquim Lê de Matos, presidente da Estrelacoop.

 

Objetivos estratégicos da Estrelacoop

Enquadrada na definição de uma política de valorização e estratégia da DOP Serra da Estrela, a Estrelacoop pretende implementar e criar um conjunto de ações e que sustentem a concretização de uma estratégia que agregue toda a Fileira.

Pretende-se assim valorizar a DOP Serra da Estrela; continuar a promover e proteger os produtos DOP Serra da Estrela; Contribuir para uma melhoria da qualidade; apoiar e capacitar as condições estruturais para certificação; promover e implementar sistemas de segurança alimentar; contribuir para a qualificação e capacitação dos recursos humanos; maior envolvimento dos stakeholders (externos e internos); criar mecanismos de aproximação entre os cooperadores e o mercado e, por fim, internacionalizar a atividade e os produtos DOP Serra da Estrela.

 

A ESTRELACOOP – COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE QUEIJO SERRA DA ESTRELA, CRL é o agrupamento gestor da Denominação de Origem Protegida (DOP) do Queijo Serra da Estrela, do Queijo Serra da Estrela Velho, do Requeijão Serra da Estrela e do Borrego Serra da Estrela.

Esta entidade desenvolve a sua atividade com incidência no acompanhamento do processo de certificação (que é efetuado por um Organismo de Controlo e Certificação), no apoio técnico junto dos seus associados, nomeadamente ao nível da validação das condições estruturais dos produtores de Queijo Serra da Estrela para obtenção da autorização de certificação. A ESTRELACOOP é ainda o “elo de ligação” entre os associados e a entidade certificadora e na implementação do HACCP.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora