Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais – Aprovada a Diretiva Operacional Nacional

Durante o período de maior empenhamento (Nível IV - 1 de julho a 30 setembro) o dispositivo terrestre contará com 13.891 elementos e 2.990 veículos.

Tópico(s) Artigo

  • 14:05 | Domingo, 16 de Abril de 2023
  • Ler em < 1

A Comissão Nacional de Proteção Civil aprovou a Diretiva Operacional Nacional nº 2/2023 – Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR 2023), numa reunião presidida pela Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, que teve lugar na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide.

Durante o período de maior empenhamento (Nível IV – 1 de julho a 30 setembro) o dispositivo terrestre contará com 13.891 elementos e 2.990 veículos.

Esta Diretiva Operacional é o documento que, anualmente, define os meios e estabelece a arquitetura da estrutura de direção, comando e controlo do Sistema Integrado das Operações de Proteção e Socorro. Estabelece a forma como é assegurada a coordenação institucional, a regulação, a articulação e otimização das forças e organismos que integram o sistema.

O DECIR 2023 será apresentado numa sessão pública agendada para o próximo dia 17 de abril, às 10h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. José David Lucas Batista, em Manteigas.


Foi também aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil a Diretiva Integrada de Deteção e Vigilância de Incêndios Rurais (DIVDIR) de 2023, que estabelece mecanismos de coordenação entre as entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e outras instituições envolvidas nas operações de vigilância e deteção de incêndios rurais, de forma a garantir a otimização do emprego operacional dos sistemas de vigilância móvel, videovigilância florestal, de vigilância aérea e da Rede Nacional de Postos de Vigia.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora