Dia Mundial do Turismo: número de reclamações dispara 17% face a 2024

Segundo a análise efetuada à categoria ‘Hotéis, Viagens e Turismo’, observou-se que o maior volume de reclamações registado, este ano, é dirigido principalmente a três subcategorias: Sites de Reservas de Viagens (48%), Companhias Aéreas (20%) e aos Sites de Reservas de Alojamento com mais de 12% das casos. 

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  • 13:00 | Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025
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O setor do Turismo foi alvo de mais de 4.500 reclamações desde o início do ano, um aumento de 17%, face ao ano anterior, revela uma análise do Portal da Queixa por ocasião do Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro. Os consumidores queixam-se sobretudo dos Sites de Reservas de Viagens e das Companhias Aéreas. 

O número de reclamações dirigidas ao setor do Turismo está a aumentar, concluiu um estudo do Portal da Queixa realizado no âmbito do Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro.

Entre os dias 1 de janeiro e 21 de setembro deste ano, o Portal da Queixa recebeu 4.654 reclamações relacionadas com o setor do Turismo, um crescimento na ordem dos 17% em relação ao período homólogo de 2024, onde foram registadas 3.970 queixas.


Segundo a análise efetuada à categoria ‘Hotéis, Viagens e Turismo’, observou-se que o maior volume de reclamações registado, este ano, é dirigido principalmente a três subcategorias: Sites de Reservas de Viagens (48%), Companhias Aéreas (20%) e aos Sites de Reservas de Alojamento com mais de 12% das casos.

No ranking seguem-se os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços (5,74%); Agências de Viagens (4,23%); Hotéis (2,86%); Hotéis – Cadeias Hoteleiras (1,89%); Aeroportos (1,80%); Guias e Passeios Turísticos (1,03%); Malas de Viagem e Bagagem (0,97%); Motéis, Pousadas e Turismo Rural (0,71%) e Clubes de Férias (0,11%).

 

Pagamentos, incumprimentos e má qualidade motivam queixas

No cenário geral, os dados indicam que os principais motivos de reclamação contra o setor estão relacionados com problemas com pagamentos (47,14% das queixas), onde são referidos casos de ineficácia com pagamentos/transações; preço em falta ou errado; recusa de reembolso; aumento de preços; problemas com devolução de pagamentos; má gestão de reembolsos e cobrança indevida.

Na origem de 15% das ocorrências está o incumprimento de normas e condições contratuais e de segurança. Aqui são relatados casos de incumprimento de deveres legais; incumprimento de regulamentação e de condições de segurança; incumprimento de regras de higiene; má gestão de garantia; má gestão de resíduos; possível fraude; falta de segurança e violação da privacidade de dados.

A gerar também a insatisfação dos consumidores está a má qualidade do serviço ou instalações, responsável por 13% das queixas. Seguem-se os problemas com reservas (9,18%) e as falhas no atendimento ao cliente e comunicação (8,04%).

Do total de reclamações apresentadas, os dados mostram que 55,65% são do género feminino e a faixa etária que mais reclama é entre os 25-34 (27,40%).

O Dia Mundial do Turismo celebra-se desde 1980. A Organização Mundial do Turismo (OMT) assinala a data anualmente a 27 de setembro, com o objetivo de sensibilizar para a importância do turismo enquanto motor de desenvolvimento económico, social, cultural e político a nível global.  Este ano, o tema proposto pela ONU Turismo para as comemorações é “Turismo e transformação sustentável”, sublinhando o contributo essencial do setor para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

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