“Conhecer a Demência, Conhecer a Doença de Alzheimer”

Em 2022, as Obras Sociais de Viseu, através do seu Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências, o Município de Viseu e a Santa Casa da Misericórdia de Viseu unem esforços na organização e dinamização de um programa com mais de 30 iniciativas e atividades, direcionadas para a comunidade, pessoas com demência, cuidadores e profissionais.

Tópico(s) Artigo

  • 11:22 | Sexta-feira, 09 de Setembro de 2022
  • Ler em 2 minutos

“Juntos, podemos fazer muito” é o lema do Mês Mundial de Alzheimer. A cada três segundos alguém desenvolve demência no mundo. Atualmente, viverão cerca de 200 mil pessoas com demência em Portugal. Em 2050 prevê-se que a doença atinja 350 mil pessoas.

O Mês Mundial do Alzheimer é assinalado em setembro, com a realização de uma campanha internacional de sensibilização para a demência e combate ao estigma em torno da doença, sob a temática “Conhecer a Demência, Conhecer a Doença de Alzheimer”.

Em 2022, as Obras Sociais de Viseu, através do seu Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências, o Município de Viseu e a Santa Casa da Misericórdia de Viseu unem esforços na organização e dinamização de um programa com mais de 30 iniciativas e atividades, direcionadas para a comunidade, pessoas com demência, cuidadores e profissionais.


Há várias propostas a decorrer online, com transmissão via Facebook e YouTube das Obras Sociais Viseu / Centro de Apoio às Pessoas com Alzheimer e outras Demências: ações de sensibilização, formação, apresentação de livros, divulgação de projetos, Café Memória, Café Memória Fica em Casa, sessões de estimulação cognitiva, Grupo de Ajuda Mútua…

Deste conjunto, destaque para a exposição Boas Práticas na Demência – Sinais de Alerta: Alzheimer e Outras Demências”, a qual inaugurou no dia 3 de setembro, no Museu da Misericórdia de Viseu e estará patente ao público até ao dia 13 de novembro. No dia 04 de setembro, realizou-se a Caminhada da Memória, integrada na Meia Maratona do Dão que envolveu centenas de pessoas. 

De salientar a exibição do filme “O Pai”, nos Cinemas Nos (Palácio do Gelo Shoping), no dia 21 de setembro (Dia Mundial da Doença de Alzheimer) pelas 16H00 ao qual se seguirá um breve debate sobre as questões relacionadas com a demência.

Será também realizada no dia 23 de setembro, pelas 15H00, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Viseu a Conferência “Diagnóstico e Prognóstico da Doença de Alzheimer” que conta com a participação do investigador Pedro Rodrigues, doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Porto, e que integra a equipa que está a desenvolver o projeto Neuro SDR que pode trazer grande progressos no diagnóstico da doença de Alzheimer: “Embora a medicação disponível atualmente ainda não altere o curso da doença, a esperança é que a ciência descubra formas de travar ou retardar os sintomas.”. Nesta iniciativa serão dados a conhecer boas práticas e projetos inovadores, locais e nacionais. No dia 26 de setembro, será apresentado e debatido o projeto internacional Walking The Talk For Dementia, numa sessão que contará com a participação de um dos seus idealizadores, Fernando Aguzzoli; o médico geriatra Alexandre Kalache; o Presidente da AFAGA, Juan Carlos Rodríguez; José Carreira, Obras Sociais Viseu e Henrique Almeida, Santa Casa da Misericórdia de Viseu.

Mais informações sobre as atividades e iniciativas podem ser também acompanhadas na página de Facebook e canal do YouTube das Obras Sociais de Viseu / Centro de Apoio às Pessoas com Alzheimer e outras Demências.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora