Congresso “Montado de Sobro e Cortiça” promove conhecimento sobre o Montado do Sobro e da Cortiça

O seminário proporcionará um espaço para debates e discussões sobre temas relevantes, como a cortiça, a gestão do montado e do pastoreio, e as alterações climáticas.

Tópico(s) Artigo

  • 14:55 | Segunda-feira, 22 de Maio de 2023
  • Ler em 3 minutos

A Feira Internacional da Cortiça de Coruche – FICOR, que decorre de 25 a 28 de maio, celebra este ano a sua décima quinta edição e terá como tema central o Ano Europeu das Competências.

Os visitantes podem contar com um programa repleto de eventos temáticos, culturais e até gastronómicos, mas também, com o Congresso de Encerramento do PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça” 2021-2023, um evento de três dias, que reunirá especialistas e profissionais do setor para discutir os resultados alcançados e os desafios futuros relacionados à gestão e sustentabilidade do montado, abrangendo tópicos como investigação suberícola, gestão florestal e do ecossistema, implementação de projetos, política de financiamento, assim como marketing e animação territorial.

O Congresso, organizado pela EEC Provere “Montado de Sobro e Cortiça”, contará com seis painéis divididos ao longo de três dias, envolvendo também a coorganização em alguns desses painéis do Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça, da Filcork e da Associação de Produtores Florestais de Coruche.


O congresso terá início na manhã de dia 25 de maio com a Reunião Anual do “Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça”, cuja abertura de trabalhos estará a cargo de João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas; e de Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche.

Durante a tarde, decorrerá a 3ª edição do painel de Investigação Suberícola com o tema “que resultados para a gestão?”. O seminário proporcionará um espaço para debates e discussões sobre temas relevantes, como a cortiça, a gestão do montado e do pastoreio, e as alterações climáticas. Um dos pontos altos deste primeiro dia será a mesa redonda organizada pela FILCORK sobre o Programa Nacional do Sobreiro. Tudo isto num dia marcado pela inauguração da Feira Internacional da Cortiça de Coruche – FICOR, pelas 18h00.

No dia 26 de maio, o foco estará no “Dia do Montado de Sobro” com os painéis de debate “Montados com Futuro – Soluções e Opções”, organizado pela Associação de Produtores Florestais de Coruche e “Rede de Montado de Sobro e Cortiça: a implementação de projeto(s) e desafios futuros”,  terminando o dia com uma mesa redonda moderada por António Marques com a participação de Miguel Mendes do Turismo de Portugal e Telma Guerreiro da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, explorando temas como a implementação de projetos e desafios futuros da rede de montado de sobro e cortiça, bem como a política de financiamento até 2030.

No último dia, 27 de maio, o “Dia da Tiragem da Cortiça“, as sessões do Congresso de Encerramento do PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça” 2021-2023 continuarão pela manhã. O sexto painel, moderado por Carlos Faísca da Universidade de Coimbra, abordará o tema “Marketing e Animação Territorial: o Montado Visto de Fora e Desafios Futuros”. Durante essa sessão, especialistas e representantes de projetos relevantes compartilharão suas experiências sobre a atratividade da região. O Balanço e os desafios futuros da EEC PROVERE Montado de Sobro e Cortiça serão apresentados por Susana Cruz, Vereadora da Câmara Municipal de Coruche, entidade líder da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”. Por sua vez, o encerramento do congresso estará a cargo da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Professora Doutora Isabel Ferreira.

Este evento de três dias será uma excelente oportunidade para profissionais do setor, académicos e entusiastas se reunirem e promoverem o conhecimento, a inovação e as melhores práticas relacionadas com o território de montado e de sobro, com o sobreiro e com a cortiça.

Aliado a este congresso, durante a FICOR os visitantes poderão assistir ao aguardado anúncio dos vencedores do Concurso de Ideias e Criatividade no Coruche Fashion Cork, e visitar a 5.ª edição do evento Wine & Cork, espaço exclusivamente dedicado a provas livres e à reflexão sobre a interação simbiótica e ancestral da cortiça e do vinho.

 

 

(foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora