Comissária Europeia Elisa Ferreira inaugura Espaço Empresarial Terra da Castanha no dia 4 de agosto

Este espaço empresarial, com mais de 47 mil metros quadrados de área total, contemplou a construção de 30 lotes e definiu como objetivo gerar 200 postos de trabalho diretos. Número que nesta fase peca já por defeito, pois só duas das empresas ali instaladas têm visto a sua atividade crescer de forma exponencial, empregando mais de 50 pessoas cada.

Tópico(s) Artigo

  • 10:14 | Sexta-feira, 21 de Julho de 2023
  • Ler em 3 minutos

A Comissária Europeia Elisa Ferreira inaugura, no dia 4 de agosto, o Espaço Empresarial de Sernancelhe, situado na Vila de Sernancelhe, e que conta já com uma dezena de empresas que operam em áreas como a engenharia metalomecânica, a rotulagem de alta precisão, a saúde, a construção civil, a charcutaria, a eletricidade e eletrónica, eletrodomésticos e aquecimento central. A Comissária Europeia será recebida nos Paços do Concelho com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários e interpretação dos hinos da Europa e de Portugal pela Banda Musical 81 de Ferreirim. Logo depois deslocar-se-á para o Espaço Empresarial onde procederá à inauguração oficial na presença de empresários, autarcas e de diversas entidades locais e regionais.

O investimento total para criar as infraestruturas no Parque Empresarial foi de 2.916.634,64 Euros, tendo sido comparticipado em 66,76% (1.947.171,09 Euros) pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte, Aviso Acolhimento Empresarial. O esforço Municipal foi de aproximadamente um milhão de euros, repartido por quatro fases, mas os dados da Comissão de Coordenação Regional do Norte confirmam a aposta, ao reconhecem Sernancelhe como exemplo no aumento das exportações, cotado entre os três mais exportadores da região, e um volume de negócios que ultrapassou os 67 milhões de euros, resultantes do comércio e da indústria transformadora.

Este espaço empresarial, com mais de 47 mil metros quadrados de área total, contemplou a construção de 30 lotes e definiu como objetivo gerar 200 postos de trabalho diretos. Número que nesta fase peca já por defeito, pois só duas das empresas ali instaladas têm visto a sua atividade crescer de forma exponencial, empregando mais de 50 pessoas cada.


Situado junto à Estada Nacional 229, que liga Viseu a São João da Pesqueira, o Espaço Empresarial Terra da Castanha situa-se a poucos metros da Vila de Sernancelhe e foi construído em quatro fases, estando a ser instalados os pavilhões da última fase. Mas, como se previa, a procura por espaços tem sido muita, estando já em laboração dez empresas e vários pavilhões em construção.

Como acréscimo, o Espaço Empresarial de Sernancelhe está posicionado a menos de 50 minutos dos eixos rodoviários Autoestrada A24, Autoestrada A25 e Itinerário Principal IP2. Sernancelhe fica a cerca de 90 quilómetros da fronteira de Vilar Formoso. O aeroporto Francisco Sá Carneiro fica a uma distância de 177 km, o porto de Aveiro a 142 km e Leixões a 177. Relativamente aos terminais ferroviários, destaque para a proximidade à Estação de Vila Franca das Naves (Trancoso) – 43 km, a Estação de Celorico Gare (Celorico da Beira) à mesma distância, o Terminal Ferroviário de Mangualde, a 56 km e a Estação da Régua, a 58 km.

Por conseguinte, o Município disponibiliza ainda benefícios à instalação de empresas ao nível do IMT e IMI, cuja percentagem é calculada em função do interesse e impacto da atividade para a economia concelhia.

Ano após ano, Sernancelhe tem sido apontado ainda como referência no setor empresarial e, no ano 2020, voltou a figurar no ranking das maiores empresas do distrito, com 11 indústrias cuja atividade gera retorno para toda a economia local e contribui muito positivamente para a balança nacional.

A par disto, o Concelho assume na sua ação diária conceitos como Inovação e Internacionalização, decorrente do facto de as suas empresas terem encetado um percurso de abertura ao exterior, de comunicação e de progresso. Os efeitos desta estratégia notam-se também no campo da demografia e da qualidade de vida da população. Os Censos de 2021 confirmaram Sernancelhe como um dos poucos concelhos do Interior do País que viu a sua população aumentar, resultado que se deve ao aumento do número de empresas e à maior oferta de possibilidades de trabalho, exercendo o fenómeno de fixação e de atração de pessoas.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora