Comissão Europeia pondera intervir no caso de poluição do Rio Criz em Tondela

Na resposta à pergunta entregue pelo Eurodeputado José Gusmão, a comissão europeia diz que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem obrigação de fazer cumprir os valores-limite aplicáveis pelas diretivas europeias. No documento, a Comissão Europeia diz que a Diretiva-Quadro da Água impõe aos Estados-Membros a obrigação de garantir o bom estado das águas e […]

Tópico(s) Artigo

  • 22:56 | Quinta-feira, 21 de Maio de 2020
  • Ler em < 1

Na resposta à pergunta entregue pelo Eurodeputado José Gusmão, a comissão europeia diz que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem obrigação de fazer cumprir os valores-limite aplicáveis pelas diretivas europeias.

No documento, a Comissão Europeia diz que a Diretiva-Quadro da Água impõe aos Estados-Membros a obrigação de garantir o bom estado das águas e de comunicar, a cada seis anos, as medidas adotadas para esse efeito.

Apesar das isenções temporárias existentes, esta diretiva obriga a combater a poluição relatada em Dardavaz, proveniente da Zona Industrial da Adiça, em Tondela, através da aplicação da Diretiva Tratamento de Águas Residuais Urbanas e Diretiva Emissões Industriais.


Este documento diz ainda que deviam ter sido executados trabalhos de adaptação das ETAR de Tondela e Viseu até 2016 a “fim de garantir o cumprimento de requisitos mais rigorosos que os de tratamento secundário”.

Em relação aos afluentes da Zona Industrial da Adiça a APA deveria “garantir que o seu funcionamento respeita os valores-limite”, estes estabelecidos em licenças com base nas “melhores técnicas disponíveis”.

Por fim, a comissão europeia diz que dará “seguimento à sua avaliação dos segundos planos de gestão de região hidrográfica comunicados ao abrigo da Diretiva-Quadro da Água” e “tomará novas medidas adequadas caso se comprove uma violação sistémica do direito da UE aplicável, nomeadamente a Diretiva Tratamento de Águas Residuais Urbanas e a Diretiva Emissões Industriais”.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al follower kaufen instagram follower kaufen