Coimbra Gym Fest começa este fim de semana em Coimbra

“um evento de enorme importância para a ginástica do centro, unindo os clubes, e mutualizando a sua capacidade humana e recursos e catapulta a modalidade, posicionando-a num lugar que se pretende de excelência na região. Consequentemente, este evento servirá de benchmarking na réplica de boas práticas e políticas publicas do desporto”

Tópico(s) Artigo

  • 10:19 | Sexta-feira, 11 de Junho de 2021
  • Ler em 2 minutos

É já neste fim de semana, 12 e 13 de Junho, que Coimbra recebe a primeira parte do Coimbra Gym Fest, nomeadamente através do Festival de Ginástica que promete trazer à cidade exibições gímnicas de grupo de excelente qualidade. O evento é organizado pela Federação de Ginástica de Portugal (FGP) e pela Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC), associando-se, este ano, ao Ginástica ao Centro, organizado pela Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro). O 7º Ginástica ao Centro consiste num concurso em que os grupos participantes apresentam os seus trabalhos com a duração máxima de 5 minutos sendo observados e avaliados por um grupo de personalidades convidadas.

As exibições terão lugar no Sábado e no Domingo, com início pelas 11h nos dois dias.

Devido à pandemia e às regras em vigor, a exibição de vários grupos de ginástica acontecerá apenas num local, nomeadamente no Parque Verde – Margem Direita – Coimbra, perto do Pavilhão de Portugal e terá transmissão via YouTube. O evento conjunto junta cerca de 500 atletas de 9 clubes, com perto de duas dezenas de grupos em actuação, mostrando que a ginástica é um desporto verdadeiramente inclusivo.


Segundo Ana Claúdia Guedes, Presidente da AGDCentro, este é “um evento de enorme importância para a ginástica do centro, unindo os clubes, e mutualizando a sua capacidade humana e recursos e catapulta a modalidade, posicionando-a num lugar que se pretende de excelência na região. Consequentemente, este evento servirá de benchmarking na réplica de boas práticas e políticas publicas do desporto”. Jorge Abrantes, Director Executivo do Coimbra Gym Fest considera que “este festival de ginástica apresenta tudo o que de bom a ginástica tem, seja a perfeição do gesto, a audácia do movimento, ou a apresentação espetacular, mas como não podia deixar de ser, o que hoje merece mesmo ser realçado é o regresso empenhado e dedicado à prática, quase normal, da nossa modalidade, aquela que nos faz abrir o sorriso e brilhar os olhos”.

O 7º Ginástica ao Centro é igualmente um evento solidário. Em associação com o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, a AGDCentro pretende sensibilizar a comunidade para as necessidades que atravessam tantas crianças e as suas famílias nestes tempos tão desafiantes e difíceis. Desta forma, fica o convite para a doação de material escolar, material informático que não esteja a ser usado e bens não perecíveis. Este material pode ser doado durante o evento no próprio local.

O Coimbra Gym Fest continua nos dias 25, 26 e 27 de Junho, desta feita no Centro de Alto Rendimento Desportivo, em Sangalhos/Anadia, através da organização do Torneiro Internacional de Trampolins e da Taça do Mundo de Trampolins, um dos eventos de maior renome, a nível mundial, nesta disciplina. Este evento trará a Portugal alguns dos maiores executantes da modalidade.

O evento conta com a parceria institucional dos municípios de Coimbra e de Anadia.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora