Clubes da Região Centro Brilham em Competições Nacionais de Ginástica

Vários clubes pertencentes à Associação de Ginástica do Centro rumaram ao Pavilhão Municipal do Bombarral no passado fim de semana prolongado para disputar o Gym for Life Nacional...

Tópico(s) Artigo

  • 11:13 | Quarta-feira, 27 de Abril de 2022
  • Ler em 2 minutos

Clubes de ginástica da região Centro conseguiram este fim de semana excelentes resultados nos campeonatos nacionais em diferentes especialidades, tendo vários sagrando-se campeões nacionais e conseguindo mesmo apuramentos para competições internacionais.

Vários clubes pertencentes à Associação de Ginástica do Centro rumaram ao Pavilhão Municipal do Bombarral no passado fim de semana prolongado para disputar o Gym for Life Nacional, uma competição de ginástica para todos, onde ginastas de várias idades, incluindo os mais seniores, competiram por menções de Ouro e Prata em três especialidades, ginástica e dança de grupos de até 20 elementos, ginástica e dança de grupos superiores a 20 elementos e ginástica de aparelhos.

Destaque para a Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC) que conseguiu o seu melhor resultado de sempre com um Ouro, com a classe Sub-20, duas Pratas (classes Lazer e Aramista) e um Bronze (classe Ícaros). A classe AcroGymnastics, do Albigym – AJ Gimnodesportiva e Cultural Magda Rocha (Castelo Branco) conseguiu uma menção Ouro, enquanto as classes AcroCreative e AcroBelieve do mesmo clube conseguiram menções Bronze. Igualmente afiliado na AGDCentro, o clube ISEKAIS (Elvas) com as classes Leões e Linces conseguiu uma menção Bronze, a mesma que a classe Dakarai, do Zakigym – União Ginástica Albicastrense. Por seu lado, a classe Núbia, deste mesmo clube. conseguiu uma menção Prata.

Teve lugar igualmente no passado fim de semana o Campeonato Nacional Infantis Base e 1ª Divisão de Ginástica Aeróbica, realizado no Pavilhão do Ginásio Clube de Águeda com a participação do Acrogym Clube de Coimbra (AgCC), da Academia Cantanhede Gym (ACG) e da Associação de Ginástica de Condeixa (AGCx). Os três clubes da região conseguiram resultados de muito destaque a nível nacional. A nível Base, a AGC conseguiu dois títulos nacionais (Pares Juvenis e Feminino Individual Sénior), quatro segundos lugares (incluindo Equipas Iniciadas) e dois terceiros lugares. O AGCC, por seu turno, conseguiu um primeiro lugar em “Aerobic Dance” Juvenil, enquanto a AGCX conseguiu quatro primeiros lugares (Aerobic Dance Juvenil, Equipas Infantis, Masculinos Individuais Infantis e Grupos Infantis), quatro segundos lugares (incluindo em Equipas Infantis) e um terceiro lugar (Equipas Juvenis). Na competição de 1ª divisão, o destaque vai para a AGC, que consegui cinco títulos nacionais (Femininos Individuais Júnior, Trios Juniores, Grupos Juniores, Aerobic Dance Júnior, Trios Seniores), três segundos lugares (incluindo em Equipas Iniciados) e quatro terceiros lugares. Na mesma divisão, o AGCC conseguiu um título nacional (Aerobic Dance Juvenil), um segundo lugar e dois terceiros lugares, um deles pela equipa Júnior. O ACG conseguiu ainda apurar um par misto para o Mundial.


Por fim, teve lugar o Campeonato Nacional de Infantis de Ginástica Rítmica igualmente no passado fim de semana no Pavilhão da Escola Secundária D. Dinis em Lisboa com a Associação Cristã da Mocidade de Coimbra (ACMC) e o Centro Norton de Matos (ACM), com este último a conseguir um 5º lugar nacional em All Around.

 

 

Destaque-se ainda a observação da ginasta rítmica Oleksandra Huzak para o campeonato da Europa de Juniores, que teve ainda lugar no último fim de semana.

Para a AGDCentro, estes resultados nas várias especialidades “mostram o crescimento de forma sustentado da ginástica na região Centro, não só no número de participantes de várias idades, como da sua competitividade e qualidade”.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora