CIM Viseu Dão Lafões recebeu reunião de arranque da rede europeia de mobilidade “Commings and Goings”

Encontro juntou representantes de sete cidades e regiões europeias e marcou o arranque do trabalho em rede para a adaptação internacional do modelo de transporte flexível e a pedido “Ir e Vir”.

Tópico(s) Artigo

  • 12:10 | Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
  • Ler em 2 minutos
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões acolheu, nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Viseu, a 1.ª Reunião Transnacional da rede europeia URBACT “Comings and Goings”, da qual é a entidade líder. O encontro juntou representantes de cidades e regiões europeias parceiras do projeto que, recorde-se, visa a adaptação a nível internacional do modelo de transporte flexível e a pedido “Ir e Vir”, desenvolvido e operado pela CIM Viseu Dão Lafões.
 
Durante os dois dias de trabalhos, os parceiros europeus conheceram no terreno o sistema desenvolvido em Viseu Dão Lafões, participaram em sessões técnicas, workshops e visitas de estudo, e definiram os próximos passos da rede. O programa incluiu ainda momentos de partilha sobre governança, comunicação, financiamento e envolvimento das comunidades locais, pilares centrais do programa URBACT.

Para João AzevedoPresidente da CIM Viseu Dão Lafões, “acolher a primeira reunião desta rede europeia confirma o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito na região ao nível da mobilidade sustentável. O ‘Ir e Vir’ mostrou que é possível garantir soluções eficazes de transporte em territórios urbanos e rurais, promovendo a coesão social, a qualidade de vida e a igualdade no acesso aos serviços”.

O Secretário Executivo da CIM, Nuno Martinho, sublinha que “liderar uma rede europeia URBACT é uma oportunidade estratégica para Viseu Dão Lafões afirmar-se, em definitivo, como território de inovação, capaz de partilhar conhecimento e boas práticas com parceiros europeus”.


Nuno Martinho, destaca, ainda, a dimensão prática do encontro: “Esta reunião foi determinante para alinhar expectativas, metodologias e resultados a alcançar ao longo do projeto. Os parceiros puderam conhecer de perto o funcionamento do ‘Ir e Vir’ e perceber como uma solução desenvolvida à escala intermunicipal pode ser transferida e adaptada a outros contextos europeus com desafios semelhantes”.

Além da CIM Viseu Dão Lafões, entidade líder a rede de transferência “Comings and Goings” integra os seguintes parceiros: Município de Kimi-Aliveri (Grécia), Município do Distrito de Jurbarkas (Lituânia), Instituto de Ordenamento do Território do Condado de Šibenik-Knin (Croácia), Município de Harju Ocidental (Estónia), Câmara Municipal de El Vendrell (Espanha), Organização de Turismo da Cidade de Subotica (Sérvia) e Câmara Municipal de Tysmenytsya (Ucrânia). O projeto é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa URBACT IV.

O objetivo do projeto é transferir e adaptar o modelo “Ir e Vir”, um sistema de transporte flexível e a pedido, implementado com sucesso nos 14 municípios de Viseu Dão Lafões, a outras regiões europeias com características semelhantes, que manifestam dificuldades de garantir a mobilidade urbano-rural da população residente.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:

A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora