CIM transforma stand da região Viseu Dão Lafões, na BTL, num Jardim Histórico sob o mote “Segue o coração”

 A CIM Viseu Dão Lafões apresenta-se na maior feira de turismo do país com um stand constituído por três grandes palcos – Garden Stage, Garden Lab e Garden Taste – inspirado nos jardins históricos da região. As novidades de uma programação vibrante incluem artesanato ao vivo, gastronomia com estrela Michelin, saúde e bem-estar, vinho do Dão e ainda talks através de videocasts diários, com protagonistas da região.

Tópico(s) Artigo

  • 19:17 | Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
  • Ler em 5 minutos
Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões revelou hoje os detalhes da sua participação na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2026, que decorrerá de 25 de fevereiro a 1 de março. Sob o mote “Segue o Coração”, a região apresenta um stand renovado de dois pisos e três palcos, onde o património e os labirintos dos Jardins Históricos servem de cenário para uma programação vibrante de cinco dias, que aposta na gastronomia, nas artes e nos ofícios dos 14 municípios.

Esta apresentação acontece poucos dias depois de o INE ter divulgado os dados preliminares da atividade turística relativos a 2025, que confirmam que este foi o melhor ano de sempre para a região. Com efeito, no ano passado, Viseu Dão Lafões registou um aumento de 4,68% no número de hóspedes nos estabelecimentos de alojamento turístico, para um total de 363,7 mil. Em termos de comparação, a média nacional cresceu 2,96%. Nas dormidas, Viseu Dão Lafões teve um acréscimo de 3,66%, para 655,4 mil, uma subida acima da média nacional, que foi de 2,15%. A estada média em alojamento turístico foi de 1,80 noites.

As novidades foram apresentadas numa conferência de imprensa que reuniu autarcas e agentes do setor na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo. As intervenções estiveram a cargo do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, João Azevedo, do Presidente do Município de Penalva do Castelo, José Laires, do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, e do Chef Estrela Michelin, Diogo Rocha.


Um stand com três grandes palcos

A estrutura do stand da CIM – localizado, à semelhança das edições anteriores, no Pavilhão 2, e com inauguração oficial no dia 25 – foi reformulada para proporcionar diferentes níveis de experiências aos visitantes. Para tal, dispõe de três palcos que vão oferecer momentos diferenciados.

O primeiro piso é marcado por um labirinto inspirado nos jardins da região, que lança o convite para que os visitantes explorem o stand e descubram o melhor que Viseu Dão Lafões tem para oferecer.

Neste piso, no palco Garden Taste, os visitantes vão encontrar a programação institucional e gastronómica, bem como a zona de restauração com showcookings de produtos regionais. O Chef Diogo Rocha, único detentor de estrela Michelin na região, protagonizará um dos momentos altos da programação, com propostas inspiradas nos sabores identitários de Viseu Dão Lafões.

Ainda neste piso estará igualmente instalada uma parede “instagramável”, pensada para potenciar a partilha espontânea nas redes sociais.

É também neste contexto de descoberta que surge o Passaporte Digital, uma experiência interativa e sustentável que convida os visitantes a procurar os QR Codes correspondentes aos 14 municípios, fazer scan e registar os respetivos selos digitais. Após concluírem o passaporte com os 14 selos, poderão dirigir-se ao balcão informativo para levantar o seu prémio, levando consigo uma recordação especial da região.

No segundo piso, o palco Garden Lab assume-se como espaço premium dedicado à experiência e à permanência. Aqui haverá uma área dedicada à saúde e bem-estar, com cadeiras de massagens e de relaxamento dinamizados pelas estâncias termais da região. Ao longo dos dias decorrerão também oficinas ao vivo de artesanato regional, com destaque para o linho e para as tradicionais capuchinhas de Castro Daire, momentos que permitirão ao público assistir ao processo de confeção, reforçando a autenticidade e o valor do saber-fazer tradicional.

Neste mesmo piso funcionará também uma das principais novidades da edição de 2026: um videocast produzido em direto a partir do stand, com a participação de autarcas e convidados especiais. O espaço servirá como plataforma de debate e promoção da região, com talks que abordarão temas como gastronomia, enoturismo, cultura e eventos. Conversas temáticas sobre o Vinho do Dão serão um dos destaques.

O stand integrará ainda uma área de negócios com 23 operadores turísticos da região, assegurando uma representação diversificada da oferta de alojamento, de enoturismo e experiências.

Ao final de cada dia, o ambiente do stand transforma-se com o DJ set “Viseu Dão Lafões Garden Party”, no palco Garden Stage, que prolonga o conceito dos Jardins Históricos numa atmosfera descontraída e envolvente.

A participação na BTL será acompanhada por uma campanha nacional de visibilidade, que inclui outdoors na autoestrada A1 e mupis em Lisboa, entre outras plataformas, que reforçarão o alcance da mensagem “Segue o Coração”.

Programação cruzada para aumentar a permanência

A programação dos cinco dias terá forte envolvimento dos 14 municípios da CIM. Este ano, a organização implementa uma estratégia de programação cruzada: as apresentações institucionais dos municípios serão intercaladas com momentos gastronómicos de outros concelhos. Esta lógica estimula a permanência do público no stand, promovendo uma experiência integrada e transversal do território.

No primeiro dia, além da inauguração oficial, agendada para as 16h00, haverá momentos dedicados à promoção da oferta turística de Viseu e Tondela, bem como a apresentação da Rota dos Jardins Históricos do Dão pela Associação dos Jardins Históricos.

O segundo dia é dedicado à continuação das apresentações e degustações dos principais destaques dos municípios, desta vez a cargo das autarquias de Vila Nova de Paiva, Sátão, Aguiar da Beira e Castro Daire. Neste dia, a CIM apresenta também o Projeto Agrotour e o Evento “Prove Vinho & Queijo”, a cargo dos PROVERE dos queijos e dos vinhos da região.

As propostas de Oliveira de Frades, Mangualde, São Pedro do Sul e Nelas assumem o protagonismo no terceiro dia de feira, enquanto o quarto dia será dedicado a Santa Comba Dão, Penalva do Castelo, Carregal do Sal e Vouzela.

O quinto e último dia será marcado pela presença das confrarias gastronómicas do território, que darão a provar algumas das especialidades que afirmam Viseu Dão Lafões como referência gastronómica nacional.

A agenda completa estará disponível em www.visitviseudaolafoes.pt, nas redes sociais da CIM e na app “Visit Viseu Dão Lafões”.
Declarações:

João Azevedo, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões: “Na BTL 2026, queremos que o visitante sinta o pulsar do nosso território através dos nossos jardins históricos, das mãos dos artesãos e da excelência da nossa gastronomia. O conceito ‘Segue o Coração’ reflete a autenticidade da nossa região. O stand de dois pisos que apresentamos é o reflexo de uma região que cresce e se moderniza ano após ano, sem nunca perder a sua alma e as características diferenciadoras“.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões: “Os dados mais recentes confirmam que 2025 foi o melhor ano turístico de sempre para a região em termos absolutos, com crescimentos acima da média nacional no número de hóspedes e dormidas.  A nossa presença na BTL permite-nos consolidar esse posicionamento e capitalizar este momento positivo num contexto cada vez mais competitivo. É um ponto de encontro com operadores turísticos, jornalistas da especialidade, investidores, parceiros institucionais e público final, que nos permite reforçar a notoriedade do destino Viseu Dão Lafões“.
 
José LairesPresidente do Município de Penalva do Castelo: “É com enorme orgulho que Penalva do Castelo e a magnífica Casa da Ínsua acolhem a apresentação da participação da região na BTL. Penalva do Castelo vai marcar presença com a trilogia Queijos, Maçã Bravo de Esmolfe e vinho do Dão, para mostrar ao país o que de melhor temos na região“.
 
Diogo Rocha, Chef Estrela Michelin: “Levar os sabores de Viseu Dão Lafões à BTL é sempre uma responsabilidade e um grande prazer. Este ano, vamos focar-nos nos produtos regionais que nos definem, uma mesa representativa, desenhada como se fosse uma paisagem e com alguns dos ingredientes da região. Mas desta vez nós quisemos, não levar uma receita, mas sim levar memória; vamos levar uma caldeirada, uma receita que nem é festiva, porque a nossa história também se faz de dia a dia. Este é o convite”.

 

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora