Centro de Documentação 25 de Abril recebe doação de arquivo fotográfico do processo SAAL

Arquiteto e professor universitário, Alexandre Alves Costa foi um dos coordenadores do Processo SAAL Norte (e também um dos fundadores do ensino da Arquitetura na Universidade de Coimbra).

Tópico(s) Artigo

  • 7:44 | Sábado, 15 de Outubro de 2022
  • Ler em 2 minutos

O Centro de Documentação de 25 de Abril da Universidade de Coimbra (CD25A) vai receber a doação de um arquivo fotográfico, com 3250 imagens, sobre o SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), programa estatal de construção de casas lançado após a revolução de 1974, que visava dar condições de habitação dignas a milhares de portugueses.

A cerimónia de apresentação pública e formalização da doação do arquivo, que pertenceu até agora ao arquiteto Alexandre Alves Costa, decorre na terça-feira, dia 18, a partir das 17h30, no Arquivo da Universidade de Coimbra (Sala D. João III).


Arquiteto e professor universitário, Alexandre Alves Costa foi um dos coordenadores do Processo SAAL Norte (e também um dos fundadores do ensino da Arquitetura na Universidade de Coimbra).

A doação do seu ímpar acervo fotográfico sobre este processo marcante no Portugal em transformação do pós-25 de Abril vem tornar ainda mais rico o arquivo fotográfico do CD25A (já com muitos milhares de imagens), inserindo-se no objetivo estratégico da UC de disponibilizar ao público conteúdos relevantes para o estudo das transformações sociais e políticas da sociedade portuguesa na segunda metade do século XX.

A cerimónia de apresentação pública do arquivo fotográfico SAAL – 1974/1976 (período durante o qual decorreu o programa estatal) vai contar com as intervenções do Diretor do CD25A, Rui Bebiano, de José António Bandeirinha, em representação do Departamento de Arquitetura da UC, e Alexandre Alves Costa, que fará a apresentação comentada das imagens.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora