Cantata de Natal de homenagem a António Arnaut encerra ciclo de música Orphika promovido pela UC

Arnaut, que sempre se declarou agnóstico, revela nesta obra literária “o verdadeiro espírito natalício cristão: nada de luzes, festas ou grandes banquetes. Nesse cenário, o Homem sofre por todos aqueles que foram esquecidos pela Humanidade. Enquanto uns festejam o ‘Natal’, Arnaut celebra o amor.

Tópico(s) Artigo

  • 12:48 | Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022
  • Ler em 2 minutos

Paulo Bernardino, a Orquestra Clássica do Centro e quatro coros sobem ao palco do Grande Auditório do Convento São Francisco (Coimbra) na quinta-feira, 8, pelas 19h00, para interpretar a Cantata de Natal “O Pássaro Azul”, concerto de encerramento da 4.ª edição do ciclo de música Orphika, promovido pela Universidade de Coimbra

A obra coral-sinfónica – criada por Paulo Bernardino (compositor e organista titular da Capela de São Miguel da UC) e financiada no âmbito do programa “Garantir Cultura” – é uma forma de homenagem a António Arnaut (1936-2018), político, advogado e escritor que ficou conhecido como o “Pai do Serviço Nacional de Saúde” (SNS).

Nesta Cantata de Natal, que será interpretada em público pela primeira vez, Paulo Bernardino, natural do concelho de Penela como António Arnaut, transforma em música os textos de “O Pássaro Azul – Contos e Poemas de Natal” (obra publicada pelo conterrâneo em 1998). Arnaut, que sempre se declarou agnóstico, revela nesta obra literária “o verdadeiro espírito natalício cristão: nada de luzes, festas ou grandes banquetes. Nesse cenário, o Homem sofre por todos aqueles que foram esquecidos pela Humanidade. Enquanto uns festejam o ‘Natal’, Arnaut celebra o amor. Esta Cantata procura ‘dar asas’ ao ‘pássaro azul’, transpondo os textos para o formato coral sinfónico, em homenagem à bravura do SNS e a todos os artistas que tanto têm sido condicionados com a pandemia”, nota Paulo Bernardino.

Futuramente, a Cantata de Natal “O Pássaro Azul” será também editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), no âmbito do projeto de publicação da obra de António Arnaut, que a IUC tem dado à estampa desde 2017.


“Esta homenagem a António Arnaut é a melhor forma de encerrar a 4ª edição do ciclo de música Orphika, pois sublinha a união da Universidade, da Cidade e da região à volta de uma figura carismática, em que todo o país reconhece um notável cidadão e homem de cultura. O forte impacto artístico e mediático desta edição do Orphika constitui, ainda, a outra face visível da centralidade cultural que Coimbra tem, crescentemente, de reclamar para si”, declara o Vice-Reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão.

Os bilhetes para o concerto (com preços entre os 4 e os 8 euros) estão disponíveis na bilheteira do Convento São Francisco e em www.bol.pt.

 

(Foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora