BE questiona o Governa sobre a Linha do Douro

    Tendo em conta a importância da linha do Douro na mobilidade da população e para o turismo na região, quando prevê o Governo executar as obras de modernização que estavam prometidas no plano Ferrovia 2020?

Tópico(s) Artigo

  • 21:04 | Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
  • Ler em 2 minutos

O BE questionou o Governo na figura  do ministro das Infraestruturas e Habitação sobre a recuperação do atraso e o reforço do investimento na linha do Douro.

No seu requerimento ao Presidente da Assembleia da República pode ler-se:

“O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda tem vindo alertar para as consequências dos atrasos na execução do plano Ferrovia 2020 lançado pelo Governo. Estes atrasos têm sido permanentes e arrastam-se por vários anos, impedindo o avanço do processo de modernização da ferrovia, fundamental para mitigar o despovoamento do interior, contribuir para a descarbonização da economia e, acima de tudo, potenciar a qualidade de vida e mobilidade da população.

Na linha do Douro, os projetos de investimento precisam de sair do papel e ser efetivamente concretizados, são eles a eletrificação de toda a linha, a renovação das carruagens e locomotivas, e o reforço dos horários, de modo a conciliar o turismo com a população local que depende dessa ligação para as suas deslocações. Importa também iniciar a reativação da Linha do Douro até Barca D’AlvaBarca (atualmente encerrado), assim como a muito reclamada ligação a Espanha.

Durante uma visita à linha do Douro (viagem ida e volta Régua-Pocinho), a coordenadora do grupo parlamentar do BE da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, Isabel Pires, juntamente com uma delegação conjunta das Comissões Coordenadoras Distritais de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu do partido, identificou “vários problemas” como “carruagens muito antigas, uma linha a precisar de requalificação e que já deveria ter sido eletrificada e ainda não foi”. Constatou-se também que “temos uma aposta no turismo nesta linha específica que tem deixado as populações que necessitam de fazer esta viagem com muitas poucas condições para o fazer. No inverno existem problemas de carruagens extremamente frias e no verão extremamente quentes”, sublinhou, referindo-se ainda à “falta de condições para os próprios trabalhadores”.

No Plano Ferroviário Nacional apresentado pelo Bloco de Esquerda, defendemos a ferrovia como um instrumento essencial de resposta ao problema de despovoamento do interior do país. Por essa razão, temos vindo a defender que a rede nacional deve fazer a ligação a todas as capitais regionais e distritais.

Mas a ferrovia é também essencial na mitigação dos enormes desequilíbrios estruturais do transporte ferroviário face ao transporte rodoviário. Importa relembrar que, segundo o indicador que mede a densidade das redes (km/milhão de habitantes), Portugal ocupa, na ferrovia, o 24º lugar face a um valor médio europeu (18º lugar), e na rodovia, considerando a rede de autoestradas, o país ocupa o 5º lugar, situando-se num patamar de densidade de rede bastante superior ao valor médio europeu da União Europeia, que se situa no 16º lugar.

 

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério das Infraestruturas e Habitação, as seguintes perguntas:

1.       Está o Governo ciente desta situação?

2.       Tendo em conta a importância da linha do Douro na mobilidade da população e para o turismo na região, quando prevê o Governo executar as obras de modernização que estavam prometidas no plano Ferrovia 2020?

3.       Quando prevê o Governo a conclusão das obras de eletrificação de toda a linha do Douro?

Quando prevê o Governo iniciar a reativação da Linha do Douro até Barca D’Alva, assim como a muito reclamada ligação a Espanha? “

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al