Autarquia de Viseu vai isentar feirantes do pagamento das taxas de ocupação da Feira Semanal no próximo trimestre

O Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, abordou a obra de requalificação do recinto da Feira Semanal, há muito esperada e de caráter urgente. “Estamos já a preparar o projeto para submeter a uma candidatura de fundos comunitários para que, nos próximos meses, possamos lançar o concurso e resolver, de uma vez por todas, este problema que se arrasta há muitos anos”.

Tópico(s) Artigo

  • 17:54 | Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
  • Ler em 2 minutos

Medida aprovada ontem responde ao apelo da Associação de Feirantes das Beiras e visa apoiar os operadores que viram os seus negócios prejudicados em virtude do mau tempo que assolou o concelho nas últimas semanas

Nos meses de abril, maio e junho deste ano, os feirantes que exercem a sua atividade na Feira Semanal de Viseu vão estar isentos do pagamento das respetivas taxas de ocupação. A medida foi aprovada ontem, em reunião de Câmara, e surge como uma resposta pronta e solidária do Município ao apelo da Associação de Feirantes das Beiras.

Nas últimas semanas, todo o território nacional foi afetado por tempestades consecutivas e o concelho de Viseu não foi exceção. Embora o impacto tenha sido menor, face a outras regiões e concelhos do país, registam-se prejuízos económicos significativos, como é o caso destes feirantes, cuja atividade na Feira Semanal de Viseu é realizada num recinto a céu aberto.

Neste contexto, o Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, abordou a obra de requalificação do recinto da Feira Semanal, há muito esperada e de caráter urgente. “Estamos já a preparar o projeto para submeter a uma candidatura de fundos comunitários para que, nos próximos meses, possamos lançar o concurso e resolver, de uma vez por todas, este problema que se arrasta há muitos anos”.


Ainda no que às condições meteorológicas adversas diz respeito, o autarca aproveitou a ocasião para fazer um breve ponto de situação face aos danos decorrentes das tempestades no concelho, falando num valor superior a 2,5 milhões de euros, contabilizados até à data.

Estamos a fazer todos os esforços para que Viseu e esta região, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, possa integrar o número de concelhos que serão abrangidos por um financiamento que o Estado português está a preparar para poder devolver aos territórios qualidade de vida e segurança, e repor aquilo que foi destruído pela catástrofe que nos afetou”, anunciou João Azevedo.

O autarca viseense fez questão de reconhecer e agradecer a prontidão permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil e toda a cooperação, proximidade e atuação das Juntas de Freguesia e da sociedade civil em geral, manifestando ainda a sua solidariedade para com os territórios e municípios afetados por esta calamidade.

 

Aguarela do pintor viseense Jorge do Carmo. DR

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora