André Moura e Joana Cardeal vencem provas no Nacional de Clubes

Nos 200 Estilos Joana Cardeal não deu hipótese à concorrência e venceu a prova nuns bons 2,19,62s. André Moura foi o Brucista de serviço com uma categórica vitória na prova de 100 metros.

Tópico(s) Artigo

  • 12:03 | Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2022
  • Ler em 3 minutos

São os suspeitos do costume no conjunto Academista, que esteve em Estarreja a disputar o Nacional de Clubes, com a presença de 54 equipas e quase 500 nadadores. O campeonato foi este ano em Estarreja, durante quatro jornadas, nos dias 3 e 4 de dezembro. Vencer no Portugal de Clubes é sempre icónico, com um sabor único para quem o consegue fazer.

O Nacional de Clubes reveste-se sempre de grande importância pela mescla de qualidade presente, fazendo sonhar os mais jovens, que nadam perto de nadadores consagrados, com títulos, medalhas internacionais e em muitos casos com presenças olímpicas, mesmo que estejamos na 2ª Divisão Nacional, é esta a magia das provas de equipas das modalidades individuais.

Nos 200 Estilos Joana Cardeal não deu hipótese à concorrência e venceu a prova nuns bons 2,19,62s. André Moura foi o Brucista de serviço com uma categórica vitória na prova de 100 metros.


O experiente João Teixeira nadou no seu melhor de sempre nos 100 Livres, com elevada nota para o seu desempenho na estafeta. Nuno Sousa, com alguns problemas físicos cumpriu, entrando nas provas de 50, 100 e 200 Costas.

Beatriz Cardeal vincou o seu bom momento nos 200 Mariposa, com o melhor desempenho de sempre do clube e da atleta com o record de 2.16.47s. Espera-se um grande Nacional de Seniores já no próximo fim de semana em Leiria.

Esta época os Academistas apresentaram-se com uma equipa muito jovem, com várias estreias absolutas, com Guilherme Sousa, Martim Lavajo, João Vitória e Lara Fonseca a nadarem pela primeira vez num certame desta envergadura.

A turma Viseense garantiu a manutenção de forma confortável, na equipa feminina. Em masculinos a equipa ficou na vigésima primeira posição, em vinte e sete equipas. Habitualmente descem quatro, aguardando-se, no entanto, pelo ajuste para 2022/2023 que poderá “cortar” mais equipas na segunda divisão.

Começam a ser raras as equipas que competem no Portugal de Clubes só com a “prata da casa”, optando pela contratação de atletas mais experientes, indo muitas vezes fora do país, contratar internacionais. O Académico de Viseu mantém a aposta na utilização dos atletas formados no Fontelo.

A equipa Academista tem ainda um apertado calendário para cumprir até ao fim do ano civil, com o Torregri de Cadetes esta quinta feira, em Espinho, a 1ª Braçada, para os mais jovens atletas da formação, prova onde é feita a estreia em provas para atletas federados. Os nadadores do Académico irão estar também presentes Nacional de Juniores e Seniores, que tem lugar em Leiria, que é em 2022 a “European City of Sport”, durante os dias 9, 10 e 11, em regime de eliminatórias e finais. Para fechar o ano ficará ainda a faltar o Zonal de Juvenis Norte, nos dias 17, 18 e 19, para o qual os Academista têm já atletas apurados.

 

 

 

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora