André Cardoso – Concerto de lançamento do CD “Adestro”

Compreende obras de compositores contemporâneos de diferentes gerações - José Carlos Sousa, Eduardo Patriarca, António Chagas Rosa, e Fábio Videira - que tomaram o desafio de escrever para a mão esquerda de forma distinta, a solo e em combinação com eletrónica.

Tópico(s) Artigo

  • 14:14 | Domingo, 10 de Julho de 2022
  • Ler em 4 minutos

Será apresentado em formato de concerto comentado o Cd “Adestro”. Trata-se de uma estreia absoluta na discografia nacional e internacional, sendo dedicado ao repertório português de piano, só para a mão esquerda.

Compreende obras de compositores contemporâneos de diferentes gerações – José Carlos Sousa, Eduardo Patriarca, António Chagas Rosa, e Fábio Videira – que tomaram o desafio de escrever para a mão esquerda de forma distinta, a solo e em combinação com eletrónica. As peças foram estreladas pelo pianista, ou a ele dedicadas, ocasionado um trabalho colaborativo com os próprios compositores.

Para além do interesse musical e cultural na gravação e divulgação deste repertório, as idiossincrasias idiomáticas desta tipologia pianística proporcionam experiências de fruição musical particulares, distintas daquelas do repertório para duas mãos. Espera-se, pois, que a escuta do ouvinte seja desafiada e enriquecida e, em simultâneo, que o repertório pianístico português para a mão esquerda continue a ganhar visibilidade.


 

Sinopse do Cd

Adestro

“Ainda recentemente, uma senhora de provecta idade me contava histórias de infância e de como, sendo canhota, a sua professora primária a ensinara a usar a mão direita. Diga-se que o método pedagógico envolvia uma vara dolorosamente flexível. Esta senhora, de quem guardo um grande carinho e profunda admiração, naturalmente estranhava as minhas apresentações ao piano só com a mão esquerda.

Os tempos são outros e, para a maioria, não há a necessidade de contrariar a predominância de nenhuma das mãos. Mas existem algumas exceções, como a dos aprendizes de instrumentos musicais que, desamparados com a falta de destreza da mão esquerda, dedicam parte do seu treino a exercitá-la.

Para os pianistas, existe já uma tradição de escrita dedicada à mão sinistra, precisamente com o fim do seu adestramento, mas também quando motivos mais infortúnios sinistram a mão direita. Assim foi o meu caso. Após uma queda e fratura do ombro direito comecei a folhear o repertório para a mão esquerda e embora me sentisse como um intruso no limbo da lateralidade, o destino adestro estava lançado.

O que deveria ter sido um mero relance de curiosidade tornou-se fascínio e deslumbramento com a escuta do piano reinventado. Assim também o espero para o ouvinte deste disco, que se surpreenda com o poder evocativo das peças aqui apresentadas, pois, ao ausentar-se a mão direita, cada compositor da conjura engenhosamente fez técnica, proporcionando experiências de escuta distintas, com a evocação de memórias, jogos de sombras, homenagens e quânticas meditações.”, refere André Cardoso.

 

Biografia

Concluiu a Licenciatura em Ensino da Música (Piano) em 2005 pela Universidade de Aveiro, onde estudou com Vitali Dotsenko (piano) e António Chagas Rosa (Música de Câmara). Entre 2005 e 2011 integra as classes de piano de Guigla Katsarava e de música de câmara de Nina Patarcec na École Normale de Musique de Paris, onde obtém o Diplôme d’Exécution, o Diplôme Supérieur d’Exécution, o Diplôme Supérieur de Concertiste e o Certificat de Perfectionnement. Durante este período apresenta-se em recitais enquanto solista e membro de diferentes formações de música de câmara, frequenta masterclasses de piano, cursos de verão e concursos de piano, obtendo o primeiro prémio no «Concours International dans le cadre de “Guigla Katsarava Master-class”», o segundo prémio no «1º Concurso Internacional de Piano “Helena Sá e Costa» e, no mesmo concurso, o Prémio Especial Luiz Costa.

Entre 2010 e 2017, apresentou-se pela primeira vez com orquestra enquanto solista com repertório barroco, clássico, romântico e moderno; colaborou com o ensemble de música contemporânea Síntese; apresentou-se a solo e em música de câmara em festivais na Eslovénia, França, Moldávia e Portugal; organizou atividades, concertos e festivais, nomeadamente as quatro edições do festival As Lições dos Jovens Mestres  Youngclasses; e foi docente em vários conservatórios e academias de música em Portugal.

Entre 2015 e 2018 concluiu as unidades curriculares do Curso de Formação Avançada do Programa Doutoral em Música iniciando a atividade de investigação académica na área do repertório pianístico português para a mão esquerda. Neste contexto, foi editor de partituras na AvA musical Editions; e apresentou a estreia mundial de peças portuguesas para a mão esquerda, nomeadamente de obras encomendadas pelo Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, entre as quais se contam as duas primeiras obras para piano (mão esquerda) e eletrónica.

Enquanto pedagogo ministra regularmente masterclasses de piano e é atualmente professor na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.

Prepara-se ainda para lançar o primeiro Cd – Adestro – de música portuguesa para piano, para a mão esquerda, e frequenta o 2º ano do programa doutoral da Universidade de Aveiro (Performance).

 

A apresentação decorrerá no Conservatório Regional de Música “Dr. José de Azeredo Perdigão”, 16 de julho, às 16h30.

A entrada é livre.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora