Amanhã, na Lapa, às 15H30, apresenta-se o nº 5 da revista literária “aquilino”

A "aquilino" conta ainda com textos introdutórios de Carlos Silva Santiago, presidente da autarquia sernancelhense, a proprietária da revista, de Paulo Neto, seu diretor, de Aquilino Machado, o neto do Escritor, de Paulo Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, de Maria Eugénia Pereira, professora do DLC da UA e de Patrícia Matos, a ilustradora.

Tópico(s) Artigo

  • 11:26 | Sexta-feira, 26 de Maio de 2023
  • Ler em 2 minutos

Por oscilação dos humores meteorológicos, a apresentação do nº 5 da revista literária “aquilino“, decorrerá no dia aprazado, amanhã, 27 de Maio, data do falecimento do Escritor, tendo sido antecipada a hora, das 19H30 para as 15H30, no antigo Colégio da Lapa onde estudou de 1895 a 1900.

A esse propósito escreveu em “Arcas Encoiradas” (1953):

“Eu e o meu Menino Deus somos amigos de infância, amigos velhos. No colégio onde, pode dizer-se, se me abriram os olhos para o mundo, havia e há ainda um Menino Jesus que vem celebrado no ‘Santuário Mariano’ de Frei Agostinho de Santa Maria. Tem um vastíssimo guarda-roupa, mas ordinariamente anda trajado à Marialva, como nos velhos tempos reais. Deve orçar pela idade em que figura no Templo entre os doutores; nós orçávamos, a grande maioria, entre os dez e os doze anos. Podia deixar de nos entender e nós de o amar?”

Este número da “aquilino” rompe com a “norma” e apresenta-se no formato de novela gráfica (BD), recriando os seus 10 primeiros anos de vida passados no Carregal e ficcionados na obra “Cinco Réis de Gente“, (1948). À novela gráfica seguem-se 21 “tábuas” de relevantes sincronias da sua diacronia de 77 anos.


 

A “aquilino” conta ainda com textos introdutórios de Carlos Silva Santiago, presidente da autarquia sernancelhense, a proprietária da revista, de Paulo Neto, seu diretor, de Aquilino Machado, o neto do Escritor, de Paulo Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, de Maria Eugénia Pereira, professora do DLC da UA e de Patrícia Matos, a ilustradora.

Venha passar uma tarde arejada na Lapa, conviver connosco e viver o momento de abertura oficial, nacional, dos 60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro.

Ao fim da apresentação e após um ‘Terras do Demo’ de honra, pode fazer a sua penitência, orar pelos seus pecados, passar no estreito penedo (só para quem tem a esbelteza dos “impolutos”) e comprar um delicioso queijo de cabra, que comerá no recato do lar com pão alvo da Lapa, acompanhado de um estrepitoso rosé “Aquilinu’s”.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora