“Amadora em Festa” pelo seu 42º aniversário

A programação desta iniciativa conta, mais uma vez, com música, teatro, dança, arte e animação, bem como a presença de diversos convidados e artistas emergentes locais ou membros congratulados da sociedade artística portuguesa, sendo que todas as ações previstas obedecerão às normas de proteção e segurança previstas pela DGS.

Tópico(s) Artigo

  • 15:59 | Terça-feira, 31 de Agosto de 2021
  • Ler em 3 minutos

De 2 a 12 de setembro, o Município da Amadora assinalará mais um “Amadora em Festa”, pela comemoração dos seus 42 anos.

A programação desta iniciativa conta, mais uma vez, com música, teatro, dança, arte e animação, bem como a presença de diversos convidados e artistas emergentes locais ou membros congratulados da sociedade artística portuguesa, sendo que todas as ações previstas obedecerão às normas de proteção e segurança previstas pela DGS.

Durante mais de um mês, a Amadora será assim, a anfitriã de comemorações que integram, desde exposições de cerâmica a exposições de história de arte, concertos, espetáculos de dança e de teatro, eventos desportivos, entre outras.


Será, certamente, uma oportunidade para todos os seus visitantes desfrutarem de um bom momento de entretenimento e conhecerem o que de melhor se faz no concelho, de uma forma segura e adaptada à nova realidade que vivemos, com todas as medidas preventivas salvaguardadas face à COVID-19. Uma festa pensada para que todos os visitantes possam usufruir das atividades em segurança.

Desta forma, destacamos o concerto imperdível, a 4 de setembro, de Lura, uma portuguesa cabo-verdiana dona de uma voz única e sensual cujo talento rapidamente galgou fronteiras. Durante a semana, nos dias 3, 7 e 10 de setembro, a iniciativa “Tons da Cidade” oferece música online para todos nos canais do município, este apontamento musical conta com artistas ligados à Amadora. Onde quer que estejamos poderemos ouvir Pedro da Linha, um dos mais importantes nomes da revolução eletrónica que tomou conta da cena musical de Lisboa;

A inteligência musical de THIS IS NOT INDIE MUSIC, grupo que junta 4 dos mais criativos músicos da cena improvisada portuguesa; e, ainda, oriundos da Guiné-Bissau, o grupo de sucesso Tabanka Djaz.

A literatura também terá o seu papel nestas festividades com a 6ª edição da Festa do Livro que se realizará durante estas celebrações. Um projeto cultural com um programa diverso e dirigido a todo o tipo de públicos, cujo objetivo passa por dinamizar a literatura no Espaço Público, divulgando o livro e a leitura de forma apelativa e envolvente.

A arte não poderia faltar e é parte integrante do programa do “Amadora em Festa” de 2021. Estão programadas para estes dias de festejos exposições, onde se procura dar a conhecer trabalhos de artistas como a ceramista Elsa Rebelo, reconhecida representante da Fábrica Bordallo Pinheiro que traz a exposição “Substantivo Feminino”; Nina Govedarica, artista oriunda de Zagreb que em 1998 escolheu Portugal para viver e inspirar-se e que brindará os presentes com a exposição “Significância das coisas insignificantes”, cuja narrativa faz recordar a banda desenhada. E, ainda, Cristina Pratas Cruzeiro e Helena Elias que pretendem mostrar o caminho multifacetado de Manuel Roque Gameiro com a exposição “Pinceis, Sabões e Castanhaes: Manuel Roque Gameiro entre o tempo da arte e da indústria”.

A edição do “Amadora em Festa” de 2021 conta igualmente com a 7ª edição do “Conversas na Rua”, entre os dias 7 e 24 de setembro. Durante esta iniciativa, estão ainda previstas intervenções artísticas em grande escala, inspiradas no património artístico e cultural do Município da Amadora, num conjunto de suportes urbanos selecionados para o efeito por vários artistas portugueses.

Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora, confessa “Estamos entusiasmados, este ano, com a celebração dos 42 anos do nosso Município. Infelizmente, o ano passado não foi possível comemorar desta forma e por isso quisemos que este ano fosse diferente. Estamos a tomar todas as precauções necessárias para que as celebrações se adequem a esta nova normalidade, para que quem nos visite se sinta seguro e possa festejar em segurança, tendo em conta as diretrizes da DGS. É com bastante orgulho, que vimos esta cidade crescer todos os dias e faz sentido celebrar este crescimento. Este ano temos um programa muito interessante e enriquecedor preparado para todos os gostos. Será seguramente um ano onde a cultura e a arte estarão em evidência.”

 

 

Sobre o Município da Amadora

Criado em 11 de Setembro de 1979, o Município da Amadora estende-se por uma área de 23,79Km2, onde vivem 171 719 habitantes, segundo os dados definitivos dos Censos de 2021.

O Município da Amadora foi o primeiro a ser criado após o 25 de Abril de 1974, deixando de ser nessa data uma freguesia do Concelho de Oeiras, ao qual pertencia desde 1916.

O Município da Amadora inscreve-se na área geográfica da AMLN (Área Metropolitana de Lisboa Norte), fazendo fronteira terrestre com os Municípios de Lisboa, Odivelas, Sintra e Oeiras.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora