AdBlue em carros Peugeot e Citroën: do que reclamam os consumidores?

A anomalia verificada nos tanques de ureia em toda uma serie de carros do grupo PSA será já um defeito conhecido pelo fabricante e para o qual existe também um boletim técnico oficial, que recomenda a substituição do tanque em caso de avaria, mas sem mencionar em nenhum momento a cobertura desse custo. 

  • 19:13 | Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022
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O que se passa afinal com os depósitos de AdBlue das viaturas do grupo PSA?

No Portal da Queixa existem várias reclamações: “Já não é novidade para ninguém os problemas de defeitos de fabrico existentes dos veículos diesel do grupo PSA relativamente ao sistema de AdBlue. Desde a compra do Citroën Elysee 1.6 Blue HDI, que o mesmo tem tido problemas sucessivos, mas que, até ao momento, nunca foi reparado convenientemente pela Citroën. A Marca tem omitido os defeitos de fabrico das viaturas com a tecnologia “AdBlue” tentando sempre impor os custos de reparação aos seus clientes (nomeadamente injetores de “AdBlue”, bomba, depósito, filtro de partículas e cablagem)” diz Jorge Passeira.

A esta reclamação juntam-se outras semelhantes, de Tiago Saraiva, Vasco Nogueira, entre outros. Na maioria dos casos reportados pelos consumidores lesados, não existe qualquer resposta por parte da marca.


A anomalia verificada nos tanques de ureia em toda uma serie de carros do grupo PSA será já um defeito conhecido pelo fabricante e para o qual existe também um boletim técnico oficial, que recomenda a substituição do tanque em caso de avaria, mas sem mencionar em nenhum momento a cobertura desse custo.

É um facto que a empresa francesa nunca tomou uma real posição para suportar o custo da intervenção, algo que continua a ser integralmente suportado pelos consumidores por um motivo: na maioria dos casos, a avaria acontece dois anos após o registo e depois de terminar a garantia.

O caso tem dado que falar em França 

Ao RèclameICI têm chegados várias reclamações relacionadas com problemas com o AdBlue em carros do Grupo PSA. Também na plataforma francesa, a marca opta por não dar qualquer resposta ou prestar apoio aos consumidores que recorrem à mesma para denunciar o caso.

Entre os motivos principais, os consumidores franceses referem a recusa por parte da marca em aceitar a responsabilidade apesar das solicitações ao fabricante, veículos imobilizados por falta de substituição ou reparação da peça, impossibilidade de substituir apenas o injetor, a bomba ou o sensor em vez de todo o tanque.

O seu carro precisa de AdBlue? Atenção a isto! 

Se tem um carro a diesel ou está a pensar comprar um, tenha em conta que todos incorporam depósito AdBlue. Na prática, todos os novos motores Diesel Euro 6 contam com um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction) que utiliza AdBlue para limitar as emissões de óxido de azoto.

No entanto, face à conjuntura atual e aumento do custo da energia, a produção de AdBlue tem vindo a diminuir. Ou seja, não só o preço vai aumentar, como também se prevê escassez de produto nos próximos tempos.

Neste sentido, e quer esteja a pensar comprar uma viatura do grupo PSA ou de outra marca, informa-se bem antes de comprar. É importante saber quais são realmente os seus direitos, o que pode e deve reclamar e, sobretudo, o que dizem os contratos ou os boletins emitidos pelas mesmas. Se tiver dúvidas, pesquise e troque informação com outros consumidores no Portal da Queixa.

 

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