Académico vence o medalheiro Sénior em Coimbra

         Foi um dos mais fantásticos fins de semana de provas do Académico de Viseu, que sai de Coimbra consagrado e reconhecidamente vitorioso.

Tópico(s) Artigo

  • 10:58 | Quarta-feira, 16 de Março de 2022
  • Ler em 3 minutos

 

   Os nadadores Seniores do Académico de Viseu foram os mais medalhados nos Regionais Inter-Associações, das congéneres do Centro Norte de Portugal, Coimbra e Leiria. Para além das medalhas houve records, vitórias fantásticas e mínimos para os Campeonatos Nacionais.

Durante quatro jornadas disputou-se no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra o Regional de Juvenis, Juniores e Seniores, prova que não se realizava há dois anos e tinha como infeliz curiosidade, ter sido a primeira prova de natação a ser cancelada pela Pandemia, em Março de 2020.


Os Academistas voltaram a este palco com o lema determinado da “reconquista”, conseguindo, para além de vencer o medalheiro Sénior, ser a terceira equipa mais medalhada, no somatório de todos os escalões, de entre os 37 clubes presentes. Foi um fim de semana categórico para a natação de Viseu.

André Moura, experiente e consagrada nadador Academistas venceu os 50 Bruços, tendo como companhia no pódio, nos segundo e terceiro posto, Gabriel Lopes e Filipe Gomes, que competiram em Tóquio, na última Olimpíada, atestando a qualidade da Vitória Academista. Joana Cardeal é neste momento uma certeza da natação Portuguesa, com vitórias em tudo o que nadou. Beatriz Cardeal está em crescendo e Nuno Sousa esteve presente em todos os pódios das provas que nadou, sendo ouro nos 100 Costas. Foi uma prestação de muito nível, de todos os atletas seniores.

Nas provas de estafeta, a estafeta de 4×100 Estilos Mista do Académico foi a melhor, vencendo toda a concorrência, com Nuno Sousa a Costas, André Moura a Bruços, Joana Cardeal a Mariposa e Beatriz Cardeal a Crol, num fabuloso crono final de 4.12.66.

Ainda nas estafetas a equipa Juvenil feminina do Académico estabeleceu dois novos records da ANCNP, com Rita Correia, Daniela Garrido, Luana Carrilho e Madalena Figueira.

Em Juniores foi Tiberius Neagu quem mais subidas ao pódio teve, chegando mesmo ao ouro, na prova de 200 Bruços.

Nos Juvenis Madalena Figueira colecionou medalhas, grandes tempos e vitórias. Guilherme Sousa somou o seu primeiro pódio num grande palco e Martim Lavajo brilhou nos 400 Livres, com mínimo Nacional e a respetiva vitória.

Foi um dos mais fantásticos fins de semana de provas do Académico de Viseu, que sai de Coimbra consagrado e reconhecidamente vitorioso.

         O campeonato contou com a presença de um total de 425 atletas (207 masculinos e 218 femininos) de 37 clubes.
A equipa de Viseu tem agora confirmada presença em todas as provas Nacionais, realizadas pela Federação Portuguesa de Natação, que atesta bem o valor do trabalho desta equipa.

Já no próximo fim de semana será a vez dos cadetes entrarem em ação, com o II Torregri, que terá lugar em Castro Daire, no dia 19 de março, disputado em duas sessões. A prova terá organização da Associação de Natação do Centro Norte de Portugal, sendo esperados em Castro Daire 17 Clubes.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora