Académico conquista Título de Clubes da ANCNP  

   Toda a equipa do Académico de Viseu nadou no limite, com prestações e desempenhos imaculados, destacando-se no entanto André Moura e Joana Cardeal pelas vitórias nas quatro provas que cada um nadou, somando-se ainda as fantásticas atuações nas estafetas, que resultaram também em vitória. Nuno Sousa e Beatriz Cardeal foram peças chave da manobra nas estafetas, sustentando aquilo que foram vitórias ímpares para o Académico.

Tópico(s) Artigo

  • 9:24 | Terça-feira, 17 de Maio de 2022
  • Ler em 3 minutos

Os nadadores do Académico conquistaram o mais importante Título de Clubes da ANCNP, numa disputa épica com o Galitos de Aveiro, saindo de Ílhavo consagrado, com uma vitória que lhes escapava há 9 anos.

 

O Campeonato de Clubes da ANCNP foi dos mais renhidos e disputados de sempre, com os Academistas a vencerem com 365 pontos, mais três que o Galitos de Aveiro.


Houve dois momentos épicos neste torneio, que viriam a tornar-se a chave da vitória final do Académico, as estafetas de 4×100 Estilos e Livres. Foram decididas por décimos de segundo, com prestações de grande nível e marcas nunca antes alcançadas, nem no Clube, nem na ANCNP. Quem pode estar na Gafanha da Nazaré pode assistir a momentos de pura magia, com recuperações fenomenais, que engrandeceram a natação portuguesa e a vitória final dos nadadores Viseenses.

Toda a equipa do Académico de Viseu nadou no limite, com prestações e desempenhos imaculados, destacando-se no entanto André Moura e Joana Cardeal pelas vitórias nas quatro provas que cada um nadou, somando-se ainda as fantásticas atuações nas estafetas, que resultaram também em vitória. Nuno Sousa e Beatriz Cardeal foram peças chave da manobra nas estafetas, sustentando aquilo que foram vitórias ímpares para o Académico. A vitória na estafeta de Estilos foi alcançada com o tempo de 4.00.59s, contra os 4.00.84s do Galitos e deixou os academistas com os mesmos 182 pontos do Galitos, no final do primeiro dia de competição.

         A faltarem 3 provas para o fim do campeonato o Académico de Viseu tinha os mesmos 318 pontos que os Aveirenses. Até final registou-se a vitória Academista nos 400 Livres, pela mão de Joana Cardeal, entrando-se depois na fase crucial da competição. Quem vencesse a estafeta de 4×100 Livres sairia vencedor do torneio. No “jogo” que iria ser a última prova, os 800 Livres, sabia-se que o Galitos tiraria vantagem. A estafeta foi “desenhada” e planeada nessa paragem e começou a ação. Naquilo que é a emoção das estafetas mistas o Galitos apresentou primeiro os dois nadadores masculinos e só depois as nadadoras entraram em ação, já o o Académico optou por apresentar Nuno Sousa a abrir, Joana Cardeal em segundo lugar, Beatriz Cardeal no terceiro percurso e André Moura a fechar, contra a melhor nadadora Portuguesa da atualidade dos 100 metros Livres, a nadadora Internacional e Recordista Nacional do Galitos, Carolina Fernandes. À entrada para o quarto e ultimo percurso o Galitos entrou com perto de 6 segundos de vantagem, o que lhes conferia cerca de 15 metros de avanço. André Moura entra determinado e faz aquilo que nunca tinha conseguido na sua carreira, completa os 100 Crol em 50.72s, contra os 56.08 da nadadora Aveirense, cravando no placard 3.41.06s para o Académico e 4.41.33s para o Galitos de Aveiro. Foi o momento da competição, com a piscina ao rubro e os festejos já a pensar no Título.

Entrava-se na última prova com a vantagem de 5 pontos para o Académico, valendo a vitória 17 pontos. O jovem e ainda Júnior do Académico Pedro Anselmo Dias tinha a dura tarefa de se “colar” a quem lhe permitisse não se distanciar do mais direto concorrente, e assim foi. Conseguiu nadar no seu melhor tempo de sempre e manteve o Académico no topo, perdendo apenas dois pontos para os mais diretos adversários.

 

 

Naquilo que foi um fim de semana fenomenal para a natação de Viseu, houve muita luta, muita competência a bastante superação dos nadadores do Académico. Pelo meio fica o desempenho muito acima da média de Tiberius Neagu nos 200 Mariposa, os pontos conquistados pela muito jovem Madalena Figueira nos 200 Bruços e categoricamente nos 50 Livres. Registo ainda para a categoria com que Beatriz Cardeal venceu os 800 Livres em 8.56.99s, não dando qualquer tipo de hipótese ou dúvida em quem viria a ser o vencedor.

Foi uma vitória épica para os nadadores de Viseu, numa competição que escapava aos Academistas há 9 épocas. Os Academistas confirmaram o seu valor e a qualidade do trabalho que têm vindo a desenvolver.

Humberto Fonseca sobre esta vitória histórica afirmou que “na natação trabalhamos e formamos aqueles que vão ser os nossos atletas, há ciclos e há momentos em que conseguimos juntar mais qualidade na equipa num só momento. Foi o que aconteceu, conseguimos esta época excelentes conquistas individuais e nesta fase temos um grupo de grande nível, que nos permitiu regressar às vitórias por equipas.” Ainda sobre esta vitória o Diretor Técnico da Natação Academista vincava o significado desta conquista, ressalvando que “a qualidade dos adversários deu mais sabor a este resultado. Quem cá esteve soube o que custou sair daqui com o título, têm sido momentos difíceis no Clube e esta Vitória dá-nos algum alento para continuar a desenvolver o nosso trabalho.”

Os Academistas têm já no próximo fim de semana um compromisso com os seus nadadores mais jovens, com o Torneio “1ª Braçada”, no dia 21. A prova irá ser disputada nas piscinas do Colégio Calvão, em Vagos.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora