A cultura regressa a Sernancelhe com o evento “Esperança”

As exposições localizam-se na área envolvente aos Paços do Concelho, prolongando-se pela nova Avenida das Tílias, uma artéria bastante comercial e que foi recentemente requalificada, terminando no centro histórico com a envolvência dos seus monumentos, da biblioteca, do museu...

Tópico(s) Artigo

  • 17:38 | Terça-feira, 30 de Junho de 2020
  • Ler em 3 minutos

Armando Mateus, vereador com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Sernancelhe, tem sido o rosto dos eventos culturais que acontecem neste concelho.

Esta ano, uma série de actividades recreativas e culturais já agendadas foram anuladas e adiadas por bom senso e imperativo do bom cumprimento das regras sanitárias oriundas da DGS face a pandemia que nos assola.

A RD foi ouvir Armando Mateus…

Este ano, Sernancelhe viu anulados novos eventos como Momentos com Vinho e as já tradicionais Comemorações do 25 de abril, o Expo-Desporto, a Feira Aquiliniana e o Ser + Cultura. Quais as alternativas a todos estes eventos?


AM: Numa fase inicial da pandemia, foi totalmente impossível criar alternativas, pelos motivos que todos nós sabemos. Aproveitamos para melhorar e requalificar alguns espaços culturais e desportivos, com o intuito de nos prepararmos para uma nova fase, um novo desafio. Foi muito difícil não realizar o evento Momentos com Vinho, uma vez que se encontrava num processo bastante avançado de organização e daria uma resposta bastante interessante ao setor vitivinícola e agroalimentar.

É importante frisar que agendaremos novamente em momento oportuno todos os compromissos assumidos com os artistas, empresas de entretenimento e outras relacionadas com o setor cultural programados para os eventos não realizados.

Com o passar do tempo foi necessário repensar noutra estratégia, que permitisse trazer a cultura novamente a um concelho que tenta marcar a diferença nesta área imprimindo um cunho muito próprio aos seus eventos.

Na impossibilidade de realizar o Ser + Cultura na íntegra, retiramos deste evento a sua maior essência: revitalizar e dinamizar, através das várias manifestações artísticas, o centro histórico de Sernancelhe. Surge assim a grande exposição de instalações artísticas, à qual atribuímos a designação de “Esperança”, e que terá lugar não apenas no referido centro histórico mas em todo o núcleo central urbano da vila de Sernancelhe, com o intuito de dinamizar o comércio, restauração, hotelaria e equipamentos culturais.

O dia 10 de Julho trar-nos-á um evento cultural novo e diferente…Em que consiste?

AM: A cultura regressa a Sernancelhe com o evento “Esperança”. O conceito passa por desafiar alguns colaboradores das anteriores edições do Ser + Cultura, nomeadamente alguns artistas plásticos, galerias de arte, associações, biblioteca municipal, entre outros, a criar várias instalações artísticas com uma visão de futuro, de esperança, neste período conturbado de pandemia. Pretendemos criar numa exposição totalmente ao ar livre, entre os dias 10 de julho e 10 de agosto, numa área de implantação mais alargada.

Para além das várias manifestações artísticas que poderemos contemplar neste evento, fotografia, escultura, pintura, street art, literatura, gostaria de destacar o trabalho que os centros lúdicos de Sernancelhe (CLDS 4G), compostos por cerca de 300 elementos da população sénior do concelho, que irão elaborar manualmente uma mega construção multicolor em crochê como sinal de esperança e alegria para encararmos com otimismo os tempos futuros.

Face à o momento inconstante que atravessamos, esta grande exposição poderá sofrer alterações de programação, assim como sofrer um alargamento temporal e incluir outras manifestações artísticas.

Como irão decorrer as diferentes exposições do evento?

AM: O ponto de partida será a loja interativa de turismo, onde será disponibilizado um mini guide com o itinerário, com a indicação dos pontos de exposição, com uma breve apresentação do artista ou associação, e dando a conhecer o conceito expositivo de cada instalação artística.

As exposições localizam-se na área envolvente aos Paços do Concelho, prolongando-se pela nova Avenida das Tílias, uma artéria bastante comercial e que foi recentemente requalificada, terminando no centro histórico com a envolvência dos seus monumentos, da biblioteca, do museu, fazendo com que o visitante ao passar e ao contemplar estas exposições, possa também usufruir de uma esplanada para tomar um café, fazer uma refeição num dos vários restaurantes locais ou adquirir algum artigo no nosso comércio local, dinamizando desta forma o setor económico.

Com as preocupações sanitárias que ainda se mantêm, a autarquia garante que estão reunidas todas as questões de segurança para quem se deslocar a Sernancelhe durante este período?

AM: Uma das razões para que a segurança esteja garantida é que o percurso se inicia na loja interativa de turismo, espaço homologado pelo Turismo de Portugal com o selo “Clean and Safe”, onde serão prestadas todas as informações e indicações. Depois, em todos os pontos de paragem, serão disponibilizados dispositivos de higienização, bem como a sinalética que recomenda o uso obrigatório de máscara e a manutenção do distanciamento social.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora