60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro (1963-2023)

Ontem, dia 1 de Março, em Coimbra, ocorreu um "momento histórico" que consistiu na primeira reunião conjunta das quatro autarquias mais representativas na vida e obra do Escritor, Moimenta da Beira, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, com a presença dos respectivos presidentes, o neto Aquilino Machado, vereadores, assessores e o director da revista literária “aquilino”.

Tópico(s) Artigo

  • 11:44 | Quinta-feira, 02 de Março de 2023
  • Ler em 2 minutos

De 25 de Maio de 2023 a 25 de Maio de 2024, para assinalar os 60 anos da morte do escritor Aquilino Ribeiro, decorrerão vários eventos a nível nacional.

Ontem, dia 1 de Março, em Coimbra, ocorreu um “momento histórico” que consistiu na primeira reunião conjunta das quatro autarquias mais representativas na vida e obra do Escritor, Moimenta da Beira, Paredes de Coura, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, com a presença dos respectivos presidentes, o neto Aquilino Machado, vereadores, assessores e o director da revista literária “aquilino”.

De Paredes de Coura, o seu presidente Vítor Paulo Pereira com o presidente da Junta, Armando Araújo; de Sernancelhe, o presidente Carlos Silva Santiago, o  vereador da cultura, Armando Mateus e o chefe de gabinete, Paulo Pinto; de Moimenta da Beira, o presidente Paulo Figueiredo e o bibliotecário, Ricardo Castro e de Vila Nova de Paiva, o presidente, Paulo Marques e a assessora, Miriana Alves.

Foi apresentado o cronograma das acções/eventos para essa sincronia temporal que, a seu tempo, será tornado público em cerimónia oficial na cidade de Lisboa.


De entre as plurais acções destacam-se as reedições das obras “Volfrâmio”, em parceria da Bertrand com a o município de Vila Nova de Paiva, “A Via Sinuosa”, em parceria com Moimenta da Beira e “Geografia Sentimental”, em parceria com Sernancelhe, que terão como prefaciadores individualidades de renome nacional.

Em Paredes de Coura decorrerá, entre outras, a Inauguração da Casa Grande de Romarigães.

Ainda em Maio, no decurso da Feira Aquiliniana da Lapa, será apresentado o número 5 da revista literária “aquilino”.

Estarão também envolvidas as Universidades de Aveiro e de Lisboa, com congressos que congregarão académicos nacionais e estrangeiros, a Biblioteca Nacional e o Panteão Nacional onde, em Maio de 2024, se procederá ao encerramento desta efeméride.

De realçar o empenho de todos os atrás citados e do director da Bertrand Editora, Eduardo Boavida, ausente por motivos profissionais, no esforço conjunto para manter viva a aquiliniana chama.

 

(Foto A. Sobral)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora