200 anos de história da Vista Alegre contados na primeira pessoa “Faça parte da nossa história”

Para que esta comemoração se concretize como um projeto colaborativo, lançamos um convite aberto a todos os amantes da Marca para que partilhem imagens, digitalizações, vídeos e nos contem as suas histórias.

Tópico(s) Artigo

  • 16:42 | Terça-feira, 14 de Novembro de 2023
  • Ler em 3 minutos

No próximo ano, a Vista Alegre celebra 200 anos de existência.
São 200 anos de conquista, de história e 200 anos a crescer juntamente com todos aqueles que têm feito parte do percurso desta instituição. Por isso, esta história só pode ser contada com a memória daqueles que, de alguma forma, fizeram parte deste caminho.

Clientes, parceiros, colaboradores, artistas, todos os que tocaram ou foram tocados pela Vista Alegre são convidados a celebrar este marco tão importante na história desta Marca profundamente interligada com a História do país e da Europa.

O DESAFIO


Para que esta comemoração se concretize como um projeto colaborativo, lançamos um convite aberto a todos os amantes da Marca para que partilhem imagens, digitalizações, vídeos e nos contem as suas histórias.

O objetivo é valorizar a dimensão humana e coletiva da Vista Alegre, recorrendo a memórias, objetos, documentos e fotografias que, pela sua relevância, nos ajudem a contar a história da empresa. Uma peça que passou de mãe para filha, uma fotografia ou serviço que perpetua a memória de um momento único, uma oferta personalizada, documentos ou correspondência que testemunham o trabalho na empresa ou a participação nas suas instituições sociais.

A recolha de memórias e conhecimentos pessoais de uma das mais antigas e emblemáticas indústrias em laboração será um contributo essencial para a construção do Arquivo Digital do Museu Vista Alegre, que agregará e tornará acessíveis estes conteúdos, promovendo a valorização da cultura cerâmica nacional e europeia.

Para se envolver nesta iniciativa e nos ajudar a contar 200 anos de História da Vista Alegre pode registar-se no website da Vista Alegre e partilhar a sua informação. “Faça parte da nossa história” em www.vistaalegre.com
Imagens – https://we.tl/t-ftZa3OOELC

 

Sobre a Vista Alegre

A fábrica de porcelana Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de “tableware” e “giftware” da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis.

Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis.

Todos os anos, o design da marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro chama a atenção dos mais prestigiados prémios de design internacionais, dos quais se destacam os German Design Awards, LIT (Light in Theory), Good Design Chicago, Innovative Interiors, European product Design Awards, IF, German Innovation Awards, Architecture Masterprize, German brand awards, entre muitos outros, em países como Alemanha, Estados Unidos e Itália. Contando, assim, com um considerável número de prémios na história da marca.

Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca. Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Brunno Jahara, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre. Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por
várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Em outubro de 2018 a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio “Regiostars”, um galardão que gratifica os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento
regional.

Saiba mais em: www.vistaalegre.com

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora