150 militares iniciam hoje o Curso de Formação de Sargentos da GNR

Cabe-lhe o enquadramento dos Guardas, o seu acompanhamento direto, a transmissão de valores e o garante da coesão, e a responsabilidade pelo serviço na Unidade elementar – o Posto.

Tópico(s) Artigo

  • 20:06 | Quarta-feira, 01 de Julho de 2020
  • Ler em < 1

A Guarda Nacional Republicana dá hoje início ao 39.º Curso de Formação de Sargentos (CFS), que será frequentado por um total de 150 militares, e ao qual será, pela primeira vez, atribuído o nível 5 de qualificação do Sistema Nacional de Qualificações.

O Comando da Guarda tem vindo a dar a maior importância a este assunto, bem ciente da função essencial desempenhada pelo sargento da GNR, ao nível do comando intermédio, detentor de conhecimento e de reconhecida competência e o elemento chave entre as categorias de Oficiais e de Guardas. Cabe-lhe o enquadramento dos Guardas, o seu acompanhamento direto, a transmissão de valores e o garante da coesão, e a responsabilidade pelo serviço na Unidade elementar – o Posto.

O 39.º CFS vai ser o primeiro dos últimos cinco anos, pois o anterior teve início em 2015 e permitiu a admissão de 50 militares naquela categoria, em 2017. Este curso terá a duração de três semestres escolares, prolongando-se até ao dia 15 de outubro de 2021, correspondendo o terceiro semestre a um período de estágio no dispositivo como furriéis. No final desse estágio, os militares que tiverem aproveitamento serão promovidos ao posto de segundo-sargento.


 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora