Um outro olhar sobre a Saúde

De louvar e realçar que esta distribuição de tipologias de Unidades de Internamento (301 camas) e Respostas Domiciliárias (99 lugares), dá à Região Dão Lafões no distrito de Viseu uma cobertura per capita das mais elevadas do País.

Tópico(s) Artigo

  • 11:35 | Segunda-feira, 17 de Outubro de 2022
  • Ler em 2 minutos

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) é uma realidade de extrema importância e necessidade, pois cuida de pacientes que se encontram em situação de dependência, promovendo a sua recuperação no sentido de alcançar uma melhor autonomia para a sua reintegração sociofamiliar.

Nesse sentido, foi inaugurada uma nova articulação entre a Saúde e a Segurança Social inovando nesta relação entre o perceber e o aceitar, uma nova abordagem do cuidador, melhorando de forma decisiva a melhoria dos cuidados prestados às populações.

A RNCCI tem os seguintes objectivos:

•        Melhorar as condições de vida e de bem-estar das pessoas em situação de dependência, através da prestação de cuidados continuados de saúde e/ou de apoio social;


•        Promover a prestação de cuidados no domicílio às pessoas com perda de funcionalidade, sempre que este apoio domiciliário, garanta os cuidados terapêuticos e o apoio social necessários à provisão e manutenção do seu conforto e qualidade de vida;

•        Monitorizar todo o processo de internamento e ajustar os procedimentos à especificidade de cada doente;

•        Promover a qualidade e a eficácia da prestação de cuidados continuados de saúde e de apoio social;

•        Formar, qualificar e apoiar os familiares, ou prestadores informais, na prestação dos cuidados;

•        Garantir o correto funcionamento da RNCCI, articulando e coordenando com os diferentes níveis de atuação a resposta mais adequada às diferentes situações.

Esta realidade, na Região Dão Lafões, no distrito de Viseu consiste no seguinte:

–        1 Unidade de Convalescença (UC)

– 6 Unidades de Média Duração e Reabilitação (UMDR)

-9 Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM)

 

 

Estas unidades estão distribuídas por 11 espaços físicos, com 301 camas e 13 Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) na comunidade, que dão apoio a 99 situações de fragilidade e dependência no domicílio do utente.

De louvar e realçar que esta distribuição de tipologias de Unidades de Internamento (301 camas) e Respostas Domiciliárias (99 lugares), dá à Região Dão Lafões no distrito de Viseu uma cobertura per capita das mais elevadas do País.

Toda a referenciação de utentes, efetuada por Hospitais e Unidades de Saúde é colocada em plataforma informática da RNCCI para avaliação da Equipa de Coordenação Local (ECL).

Não menos importante, há que dizer e salientar que a RNCCI presta um serviço e dá uma resposta exemplares  no âmbito nacional, pelo que podem ser colocados naquelas unidades de internamento, utentes de outras regiões, outros distritos.

Após avaliação pela ECL e completado o processo, a Equipa de Coordenação Regional (ECR) sediada em Coimbra, coloca os utentes na gestão de vagas existentes, respeitando as Unidades Preferenciais indicadas pelo utente/família.

O sucesso deste serviço fica a dever-se a sua liderança e a uma equipa de excelência, com profissionais de grande competência e dedicação, em parceria com as instituições que se associaram a este projeto, as quais nele desempenham também um papel único e decisivo.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião