Um concerto solidário e dois fóruns

Estou esperançoso, relativamente à Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030, recentemente aprovada pelo Governo (em consulta pública), mas também apreensivo porque não basta definir uma boa estratégia, é fundamental efetivar a sua implementação.

Tópico(s) Artigo

  • 9:44 | Sexta-feira, 29 de Outubro de 2021
  • Ler em 2 minutos

Aproxima-se uma semana muito estimulante, num mês que se prevê complicado, possível antecâmara de um ano 2022 muito duro para as portuguesas e portugueses. Ainda não nos livrámos da pandemia e já estamos mergulhados numa crise política que causará muitos danos ao país, com especial incidência no grupo de sempre, no da população mais desfavorecida.

Nas instituições sociais, o grau de imprevisibilidade adensa-se e está a tornar a preparação dos Planos de Ação e respetivos Orçamentos, para 2022, num exercício doloroso, com um elevado grau de incerteza que poderá resultar em mais uma machadada, num setor fustigado e que foi, é e será imprescindível na resposta à tempestade perfeita que se aproxima a uma “velocidade furiosa”.

Cito António Costa Silva – “Arquiteto do PRR” – “O Setor Social foi a «rede» se segurança do país durante a crise da pandemia. A crise em Portugal seria bem mais profunda se não tivéssemos um setor social sereno de que pouco se falou, mas que arriscou na linha da frente a defender e a apoiar as pessoas.” (Visão, 25 de outubro de 2021).

Não soçobramos, lutamos e empreendemos. Continuamos de mangas arregaçadas e trabalhamos, em rede, com e para a comunidade.

No dia 04 de novembro, a Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu recebe um concerto solidário da Orquestra Clássica do Centro, com o maestro Cláudio Ferreira e a soprano Regina Freire. A instituição a apoiar, através do evento promovido pelo Conselho Português do Cérebro e pela Orquestra Clássica do Centro no âmbito do projecto ‘A Música e o Cérebro’, é o Centro de Apoio Alzheimer Viseu. Depois da panóplia do #MesMundialAlzheimer e as iniciativas “30 Atividades, 30 Gestos”, e espetáculo, de entrada gratuita, sujeito a reserva de bilhetes no site www.orquestraclassicadocentro.org, é uma excelente oportunidade para que não sejam esquecidas as pessoas com demência, os seus cuidadores e familiares.


Também no dia 04 de novembro, tenho a honra de participar, na qualidade de orador, no 9th International Longevity Fórum, organizado pelo Centro Internacional de Longevidade Brasil, presidido pelo professor doutor Alexandre Kalache. Integro o grupo de especialistas que compõem o painel “Combater o Idadismo”, na qualidade de fundador e representante do Movimento Iberoamericano Stop Idadismo. Nos dias 11, 18 e 25 de novembro; 02 e 09 de dezembro realizar-se-ão os painéis: Sociedade para Todas as Idades; Diversidade e Inclusão; Proteção e Segurança; Sessão Conjunta com ILC United Kingdon; Desenvolver uma Cultura de Cuidado.

No dia 06 de novembro, entre as 9H00 e as 13H00 as Obras Sociais Viseu, em parceria com a Together International Portugal e a Associação Nacional Interdisciplinar da Economia Social (ANIES), realizarão o Fórum “A Pobreza em Portugal: Novos e Velhos Desafios Pós-pandemia”. Inscrições gratuitas e obrigatórias em https://obrassociaisviseu.pt/2021/10/26/a-pobreza-em-portugal-novos-e-velhos-desafios-pos-pandemia/.

Estou esperançoso, relativamente à Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030, recentemente aprovada pelo Governo (em consulta pública), mas também apreensivo porque não basta definir uma boa estratégia, é fundamental efetivar a sua implementação. Espero que não se repita o ocorrido com a Estratégia Nacional da Saúde na Área das Demências (16/06/2008) – três anos após a sua aprovação, pouco ou nada se avançou – ou com a Proposta de Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025, da qual nada se sabe. Somos pródigos em legislação e pouco profícuos na implementação.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião