PS quer banir das ruas de Viseu o nome de Oliveira Salazar

Esta proposta é um tiro nos próprios pés por ter a ousadia de querer apagar a História, por ser populista e fomentadora de extremismos.

Tópico(s) Artigo

  • 23:47 | Terça-feira, 03 de Novembro de 2020
  • Ler em 2 minutos

Na última reunião de Câmara, o PS apresentou uma proposta visando retirar o nome Salazar da toponímia viseense.

Esta proposta visa apagar a História, como se assim se pudesse passar uma esponja e apagar da memória individual e coletiva, o que aconteceu de bom e de mau.

Esta proposta de sanear o nome de António de Oliveira Salazar da toponímia viseense, vinda de um partido como o PS, que pretende constituir-se como uma alternativa de governação autárquica em Viseu, é fracamente absurda e panfletária, por ser susceptível de acicatar os evitáveis extremismos.

O PS mostra que pouco ou nada aprendeu com o que se passou recentemente nos EUA e em alguns países europeus, quando uma turva de energúmenos, acrítica e vândala desatou a decapitar estátuas como a de Baden Powell.

Banir Auschwitz, Hitler, Mussolini, Estaline, Franco, Salazar ou Chávez da História Universal seria amputá-la, transformando-a num conto fantasioso, marcado exclusivamente apenas por episódios fofinhos, amorosos e queriduchos.

É como se quiséssemos apagar da memória a derrota do campeonato europeu de futebol, quando a seleção portuguesa perdeu a final para a sua congénere grega, em pleno Estádio da Luz e ficámos com um descomunal melão nacional.

Este PS defendeu outrora a manutenção do Bairro da Cadeia, quando Fernando Ruas o pretendia terraplanar, quer agora banir da toponímia, quem o mandou construir. É necessário relembrar que este Bairro foi mandado construir, durante o período do Estado Novo, no pós-segunda Guerra Mundial, para albergar famílias mais pobres, quando António Salazar era o Presidente do Conselho.

E porque não propõe o PS banir também as Escolas Primárias do plano centenário? Não foram igualmente mandadas construir, durante o Estado Novo, por Oliveira Salazar?

E porque não terraplanar o edifício da Estação Agrária de Viseu, construído também nesse tempo?

Esta proposta é um tiro nos próprios pés por ter a ousadia de querer apagar a História, por ser populista e fomentadora de extremismos.

Por último, uma pesquisa no Google Maps ou no site www.codigo-postal.pt. não me devolveu qualquer rua no Concelho de Viseu com o nome de Dr. Oliveira Salazar, mas pode ser defeito meu que não soube procurar

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al