Petiscos do Demo I – Pão da Lapa ao Alho…

Ao longo desta rubrica, pode esperar encontrar um conjunto de receitas que aliam o lado tradicional dos produtos locais, a um toque moderno, equilibrado e saudável que desejamos ter na nossa alimentação.

Tópico(s) Artigo

  • 13:43 | Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021
  • Ler em 2 minutos

A rubrica Petiscos do Demo surge com o objetivo de valorizar os produtos endógenos da sub-região do Douro e região Dão-Lafões, territórios que possuem uma grande diversidade de alimentos, de inegável qualidade e um paladar que traduz a dedicação, o talento e o carinho das gentes que os produzem.

Ao longo desta rubrica, pode esperar encontrar um conjunto de receitas que aliam o lado tradicional dos produtos locais, a um toque moderno, equilibrado e saudável que desejamos ter na nossa alimentação.

Aqui, nos Petiscos do Demo, privilegia-se a sazonalidade dos alimentos, não só para tirar o melhor partido de cada receita, mas também, e acima de tudo, pela sustentabilidade do nosso planeta.


A receita que lhe trago neste lançamento valoriza essencialmente os produtos da região da Lapa, nomeadamente o pão e o queijo que são alimentos seculares e que actualmente são um símbolo de identidade da região.

Pão da Lapa ao Alho, com Azeite e Azeitonas e Queijo de Cabra Fresco da Lapa

Ingredientes:

1 Pão da Lapa

4 Dentes de Alho

+/- 150 ml de Azeite Vale d’Anelha

+/- 30 ml de vinagre de cidra

A gosto pimentas (moinho com 3 variedades: preta, rosa e branca)

Alecrim seco

Azeitonas Pretas

Sal grosso

Queijo fresco da Lapa

Salsa fresca (opcional)

Preparação:

Primeiramente, pré aqueça o forno a 180º.

De seguida, fatie o pão com a espessura de 1 a 2 cm, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Num pequeno recipiente ou tigela coloque o azeite e o vinagre, descasque e pique os alhos, adicione ao recipiente Junte algumas folhas de alecrim e pimentas a seu gosto. Para terminar o molho, adicione umas pedras de sal e dissolva todos os ingredientes.

Regue o pão da lapa com o molho e leve ao forno durante 10-15 min a 180º, se gostar do pão mais crocante pode ligar a função de gratinar do seu forno nos últimos minutos.

Para ultimar, partimos umas fatias de queijo de cabra fresco da lapa e servimos por cima do Pão da Lapa ao alho crocante e ainda morno servimos com umas azeitonas pretas e uma salsa fresca picada.

 

Espero que tenha gostado desta ideia simples para partilhar à mesa com os seus.

Até ao próximo Petisco do Demo,

Boas experiências!

 

Daniela Barranha – https://felsnatural.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião