O vice-almirante

Fazemos heróis com a mesma facilidade com que trespassamos inocentes. Inebriamos e embebedamo-nos com a mesma ligeireza do voo de uma garça. E descobrimos abundância onde há cumprimento de missão. Para o endeusamento e para a glorificação, não faltará muito, mesmo que em desmesurado exagero.

Tópico(s) Artigo

  • 17:46 | Terça-feira, 17 de Agosto de 2021
  • Ler em < 1

Os portugueses sofrem de um complexo de orfandade que os psicanalistas, se é que ainda o não fizeram, poderiam avaliar, em toda a sua extensão e implicações. Em tudo e em nada encontram um pai, teimando em tomar o seu por ausente. É o salvador que há-de vingar-se de Alcácer Quibir e aparecer numa densa manhã de nevoeiro, renascido das cinzas em que os historiadores insistem em o dar por moribundo, vagueando entre cá e lá.

A propósito do vice-almirante Gouveia e Melo que, pelos serviços prestados ao processo vacinal e à forma serena como enfrentou meia dúzia de negacionistas, uns fracotes, diga-se, alguns precipitados já o têm com o perfil adequado a futuro PR, ainda o actual não começou a mostrar-se.

Já tivemos um general, também podemos ter um almirante, dizem. Fazemos heróis com a mesma facilidade com que trespassamos inocentes. Inebriamos e embebedamo-nos com a mesma ligeireza do voo de uma garça. E descobrimos abundância onde há cumprimento de missão. Para o endeusamento e para a glorificação, não faltará muito, mesmo que em desmesurado exagero. Às vezes, mais parece que carecemos, doentiamente, de um anjo com asas alvas, que nos abençoe e nos proteja de descaminhos. Valha-me Deus.

Cada um no seu lugar, vale a pena recordar. Deixemos o senhor cumprir a missão que lhe foi confiada, e desejar-lhe, sinceramente, as maiores venturas. Mas ali, naquele lugar, com aquele foco. Além do mais, até o pé poderia ser pequeno para as botifarras que (não) teria de calçar. Apetecer mais do que isso é não termos memória. Bem recente.


 

(Foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião