O próximo governo de Costa virá do ginásio

Alexandra Leitão, Ana Catarina Mendes, Capoula Santos, Duarte Cordeiro, Fernando Medina, João Gomes Cravinho, José Luís Carneiro, Mariana Vieira da Silva, Marta Temido, Pedro Nuno Santos e Siza Vieira…

Tópico(s) Artigo

  • 22:07 | Sábado, 05 de Fevereiro de 2022
  • Ler em < 1

Se o cessante governo de Costa, o XXI Governo Constitucional, era demasiado gordo, o próximo poderá vir a ser extremamente magro.

Ou seja, dos 19 ministros e 50 secretários de estado, pode passar a 12 ou 13 ministros com a consequente redução de secretarias de estado para aproximadamente 30.

E porquê, tal plausível dieta? No anterior governo e com o fundamente da presidência da EU, Costa considerou necessário ter um executivo mais alargado para poder responder, também, às naturais exigências das duas magnas responsabilidades.


Agora, com a conquistada maioria absoluta, Costa prevê a existência de um governo formado por um núcleo mais restrito, mais poderoso e muito mais político.

Para tal, para constituir esse dito núcleo duro, os nomes mais falados são, por ordem alfabética:

Alexandra Leitão, Ana Catarina Mendes, Capoula Santos, Duarte Cordeiro, Fernando Medina, João Gomes Cravinho, José Luís Carneiro, Mariana Vieira da Silva, Marta Temido, Pedro Nuno Santos e Siza Vieira…

Neste afã de emagrecimento, possível será ainda que Costa opte por novas nomenclaturas para as pastas e se cinja a sete fulcrais áreas, as quais, segundo o Expresso, serão:

Assuntos Culturais; Assuntos de Cidadania; Assuntos Económicos; Assuntos Financeiros; Assuntos da Soberania; Assuntos Sociais e Coordenação e Modernização.

Os cenários, neste momento, são muitos e um pouco como as sondagens, podendo revelar inúmeras surpresas. Ao que se crê, há hoje militantes do PS a dormir de telemóvel ligado e, dia e noite, com o som de toque no máximo.

De real, não tardarão duas semanas para sabermos o que aí vem para os próximos quatro anos. Quem vai ser o quê e quem vai ficar a “ver navios”, chupando rennies para a azia, umas atrás das outras…

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião