O palhaço americano

Ademais, como há dias lhe saiu intempestivamente numa entrevista, e depois de muito o negar, é detentor de uma dívida de 400 milhões de dólares ao fisco, o que faz dele, que mais não seja, um candidato não à Casa Branca mas a prisioneiro em Alcatraz.

Tópico(s) Artigo

  • 18:29 | Domingo, 18 de Outubro de 2020
  • Ler em 2 minutos

Nunca na história dos EUA houve um truão tão patético como Donald Trump.

Com ele a política baixou à latrina ou ao cano de esgoto.

Ontem, num comício no estado de Wisconsin, que tem como governador o democrata Tony Evers, o presidente e candidato à presidência Donald Trump esmerou-se no achincalhamento, na mesquinhez, na vileza e na soez pantomineirice.

Com as “trumpolineiras” e habituais graçolas de cómico de 5ª categoria, fez do seu comício mais um momento para mostrar ao mundo a constrangedora imagem de como pode ser o líder de uma das maiores potências planetárias.

Acerca do adversário Joe Biden, disse e repetiu que “a família Biden era a maior associação criminosa da América”, ainda pior que “a corrupta Hilary Clinton”. Descendo ainda mais, se tal fosse possível, acabou o comício a falar do seu penteado e do de Biden, e da sua beleza e da daquele.

E porém, milhões de norte-americanos votaram neste “malevolent clown”, identificando-se com o homem e o seu estilo. O que, na nossa perspectiva, gera uma imagem de total descrédito deste país perante o mundo inteiro e mais, a pior imagem de um eleitorado, sejam ou não milhões, que se revêm neste vaudeville de sarjeta.

Isto já não é uma questão da árvore fazer ou não a floresta, isto é a irreversível inauguração de uma nova era política com um discurso e uma comunicação ao nível da mentira e do baixo insulto, perante milhões de cidadãos com um substrato social, cultural e político ao nível dos mais estultos princípios, nos quais se incluem todas as crendices, fobias, ódios, frustrações, pseudo supremacias… e de onde emerge incontida uma latente violência, mais ao jeito das piores seitas sulistas dos anos 20, 30 e 40… do que de um país democrático do século XXI.

Este escrito não tem a ver com democratas versus republicanos. Tem a ver com um sociopata que é presidente dos EUA e se recandidata a novo mandato, um flop, sem argumentos, ignorante, mentiroso, autocrata e obsceno no seu agir. Pior, é ter ainda a hipótese de ser reeleito…

Ademais, como há dias lhe saiu intempestivamente numa entrevista, e depois de muito o negar, é detentor de uma dívida de 400 milhões de dólares ao fisco, o que faz dele, que mais não seja, um candidato não à Casa Branca mas a prisioneiro em Alcatraz.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al