O défice da saúde

Mesmo assim, a saúde é um sorvedouro de dinheiros públicos, um buraco sem fundo, uma equação sem solução.

Tópico(s) Artigo

  • 20:05 | Terça-feira, 10 de Maio de 2022
  • Ler em < 1

Mesmo com mais 700 milhões de euros injectados no OE/2022, a saúde vai continuar a registar défice assustador. Mesmo havendo atrasos monstruosos nos diagnósticos, nos exames, nas consultas, nas cirurgias. Mesmo continuando a haver cada vez mais doentes sem médico de família, violando o prometido. Mesmo assim, a saúde é um sorvedouro de dinheiros públicos, um buraco sem fundo, uma equação sem solução.

Mudando governos e governantes, parece ser um problema crónico, que se arrasta sem que se veja uma luz que devolva a esperança. Cada ano é pior do que o outro. Começo a pensar que o problema talvez não seja de inventariação de falhas, de identificação de necessidades ou de alocação de recursos. Talvez a questão seja de gestão da máquina, ou melhor, da falta dela.

Talvez valha a pena pensar nisso, em vez de prosseguir em políticas teimosas que, sucessivamente, não dão quaisquer resultados.

E, quem sabe, o governo deixar-se de pruridos ideológicos no que às PPP diz respeito, principalmente, quando elas demonstram melhor administração do que a confiada à esfera pública.


É que, bom e mau, há em todo o lado!

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião