“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela Durante a sua longa vida este homem provou que estava acima do espaço, ao aguentar como poucos e de forma saudável quase trinta anos de cativeiro. Este homem provou que estava acima do espaço quando dentro da cadeia cresceu como ser humano em todas as suas vertentes, como o conhecimento, a ética e respeito pelo outro.
Este homem provou que estava acima do espaço, quando passados tantos anos é libertado e trás o coração cheio de amor e tolerância em lugar do ódio e da vingança que seria a bagagem que muitos que passassem por tudo o que ele passou, carregariam.
Nelson Mandela está acima do espaço, porque as suas ideias e a sua conduta são hoje património da humanidade. Ninguém nos pode tirar os ensinamentos e os valores que este homem nos passou.
Como poucos homens, Nelson Mandela dedicou a sua vida a lutar pelo que acredita e, com isso, conquistou a presidência de seu país, o Prémio Nobel da Paz e diversas distinções em vários países que o consagram e reconhecem a sua importante participação na luta pela igualdade racial, pela luta contra a sida entre outras causas por ele apadrinhadas e acarinhadas. Mas, acima de tudo, Nelson Mandela foi um homem, um ser humano maravilhoso, que amou e sofreu, que durante toda a sua vida mostrou ter um óptimo carácter, uma personalidade incrível e um coração do tamanho do universo.
Foram estas características, e a sua força e determinação que fizeram com que Mandela conseguisse mudar a história de uma nação e projectar em todo o mundo a esperança de uma sociedade onde todas as pessoas, independente de sua raça, teriam os seus direitos respeitados.
Nelson Mandela é o meu herói!