Melhorar a alimentação nas escolas

A subida constante do preço da alimentação é uma das preocupações do momento. No entanto, as principais empresas do comércio a retalho obtiveram, no primeiro semestre de 2022, lucros muito substanciais.

Tópico(s) Artigo

  • 9:46 | Sexta-feira, 05 de Agosto de 2022
  • Ler em < 1

Em Portugal, a inflação é a maior dos últimos 34 anos.

O aumento dos preços reflete-se na alimentação, nos combustíveis e energia.

A subida constante do preço da alimentação é uma das preocupações do momento. No entanto, as principais empresas do comércio a retalho obtiveram, no primeiro semestre de 2022, lucros muito substanciais.


Sabemos que a alimentação em boa parte das escolas recebe frequentes críticas.

Estas tornaram-se mais recorrentes a partir do momento em que alguém decidiu terminar com o funcionamento das cantinas escolares, passando este serviço a ser prestado por empresas externas.

Uma refeição completa constituída por sopa, prato principal e sobremesa rondava, em média, 1,42€ por criança sem escalão.

As crianças com escalão B pagavam metade deste valor, enquanto as crianças com escalão A não pagavam a refeição.

Todos sabemos que a alimentação é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças, sendo ainda mais importante em tempos de crise e de alta inflação em que muitas famílias vêem o seu poder de compra diminuído.

É bom que os responsáveis políticos locais tenham em consideração todos estes fatores na hora de negociar a prestação deste serviço.

Mas mais importante ainda é que, após a contratualização do serviço, efetuem o seu acompanhamento, ao longo do ano letivo, de forma mais próxima e não apenas quando existem queixas recorrentes dos encarregados de educação sobre a fraca qualidade da comida servida.

Este acompanhamento das refeições escolares poderia passar, num futuro próximo, ao abrigo da transferência de competências, a ser efetuado pelas Juntas de Freguesia, pela maior proximidade que têm e desde que acautelada a respetiva verba para o acompanhamento e avaliação da qualidade alimentar.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião