Lixo espalhado no final da Feira Semanal

Este problema de limpeza fez com que em tempos idos Fernando Ruas, antigo Presidente do Município, entrasse em rota se colisão com os feirantes, ao ponto de não os deixar ir para o recinto da atual Radial de Santiago, espaço inicialmente previsto para a instalação da Feira Semanal.

Tópico(s) Artigo

  • 17:34 | Quarta-feira, 12 de Maio de 2021
  • Ler em 2 minutos

Os alunos do curso de Educação Social da ESEV vão levar a cabo uma ação de sensibilização e de limpeza do recinto da Feira Semanal de Viseu, no próximo dia 25 de maio.

Esta ação voluntária irá contar com a participação de alunos com Necessidades Especiais da Escola Secundária Emídio Navarro.

O problema do lixo, deixado espalhado pelo recinto da Feira Semanal e lugares adjacentes, tem vários anos e tarda a ser resolvido.


Invariavelmente, em muitas terças-feiras assiste-se a um espectáculo deprimente de sacos de plástico e papéis a esvoaçar pelo recinto, alguns dos quais acabam por ir parar à rotunda da Feira Semanal.

Este problema de limpeza fez com que em tempos idos Fernando Ruas, antigo Presidente do Município, entrasse em rota se colisão com os feirantes, ao ponto de não os deixar ir para o recinto da atual Radial de Santiago, espaço inicialmente previsto para a instalação da Feira Semanal. Este é um problema que carece de uma resolução, porque traz má imagem à cidade e aos feirantes em geral.

Como em tudo haverá feirantes que são escrupulosos e cuidadosos com o lixo que produzem, e não serão merecedores desta crítica. Mas há uma parte significativa que se está pura e simplesmente nas tintas para a recolha e o devido acondicionamento do lixo nos locais apropriados.

Por outro lado, é preciso saber se a Câmara Municipal de Viseu disponibiliza contentores em número suficiente e que permitam a separação do lixo. Se houver no recinto da Feira Semanal, contentores disponíveis para receber e reciclar o lixo produzido no final de um dia de feira, então terão de ser implementadas medidas que vão além da sensibilização. Depois da sensibilização, a Câmara terá de assumir uma postura mais rígida que poderá passar por autuar os feirantes e clientes prevaricadores.

O que não pode continuar é o deprimente espetáculo de lixo espalhado por todo o lado, todas as terças-feiras, no final de cada feira.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião