Há cada uma…

Quando o único objetivo é o dinheiro, o único valor, tenhamos consciência, é a ganância. Ora, invocar empreendedorismo, neste caso, é uma falácia. Mas que importa?!... Resta aos “cidadões”, continuar a conviver com a ideia de chamar nomes a si próprios e bater no peito com força: minha culpa, minha máxima culpa.

Tópico(s) Artigo

  • 13:56 | Sábado, 15 de Maio de 2021
  • Ler em < 1

Vivemos um tempo em que chega a ser normal um tipo exibir sinais de fortuna, sem nada de seu. Anormais, somos todos nós, os normais gente menor.

Mas, claro, um exibicionista não tem nada de mais, a não ser uma garagem. Suscita até uma estranha compreensão. Coloca-se a ideia de que soube aproveitar a oportunidade de ter um amigo e crédito à mão de semear: empreendedorismo de sucesso.

Quanto ao resto, é só inveja. As reações negativas são mesmo coisa de invejosos. Precisamos de mais trota mundos que deixaram a fortuna cair-lhes no colo. Qual herança, desenganem-se, foi um homem com visão. Anda por aí. As notícias explicam o fenómeno. Não há limites. «O que querem?!…. Não foi a primeira vez, nem será a última. Habituem-se.» A novela prossegue no “shark tank”… Inscreva-se. Vamos perceber tudo quando a biografia exaltar a prática. Está ao alcance de qualquer um, desde que não lhe falte carisma. Sortilégios da vida.

Quando o único objetivo é o dinheiro, o único valor, tenhamos consciência, é a ganância. Ora, invocar empreendedorismo, neste caso, é uma falácia. Mas que importa?!… Resta aos “cidadões”, continuar a conviver com a ideia de chamar nomes a si próprios e bater no peito com força: minha culpa, minha máxima culpa.


Alcançar a fama não corrige o percurso. Os famosos reclamam grande atenção. Vivem do relato das suas aventuras. Convivem mal com o anonimato. Adoram viver entre o mexerico e a fama.

Lá escreveu Ivan Turgueniev: “Uma imagem mostra-me num vislumbre o que levaria dúzias de páginas para mostrar.” Já um artista das palavras, John Updike, quando olhou para um conjunto de pássaros pousados nos fios elétricos, achou estar perante a “pontuação duma frase invisível”…

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião