Fernando Ruas e os 25 candidatos: A lista da (des)Confiança

Sem surpresa, a cidade recebeu de braços abertos a benção do partido a estes “14 repetentes e 11 caras novas”. Que alvoroço, que emoção!

Texto Pedro Morgado Fotografia Direitos Reservados (DR)
  • 18:37 | Terça-feira, 29 de Junho de 2021
  • Ler em 3 minutos

Há muito que as dinâmicas da política local e nacional me ensinaram que nada do que parece, realmente o é. Quando estamos a pouco mais de três meses das próximas eleições autárquicas, a poucos dias de terminar este “fardo”, conhecemos esta segunda-feira, 28 de junho, os 25 candidatos do Partido Social Democrata (PSD) às juntas de freguesia de Viseu.

Sem surpresa, a cidade recebeu de braços abertos a benção do partido a estes “14 repetentes e 11 caras novas”. Que alvoroço, que emoção! Vinte e quatro horas depois sinto-me na mesma, talvez até um pouco mais deprimido. Até pode ser que se continue a achar normal que em política continue a valer tudo, mas para quem, como eu, tem um estômago fraco esta apresentação teve o condão de me recordar aqueles teatrinhos de escola a que a “família” assiste com enfado.

Antes de tudo, porque alguém devia explicar a Fernando Ruas que aqueles não são os seus candidatos, os candidatos da “Confiança”. Mas, a história é longa. Vamos por partes.

Logo cedo (nos primeiros dias de abril), quando se soube da trágica morte de Almeida Henriques, o nome de Fernando Ruas – o velho “dinossauro” como é carinhosamente apelidado pelo jornal Público – foi apontado e confirmado como a solução natural para o partido. Mas, não foi isso que a estrutura concelhia liderada pelo “Senhor Engenheiro João Paulo Gouveia” percebeu.


Alguém lhe terá dito que era uma figura presidenciável, o candidato ideal, ou até mesmo o messias que atravessaria o deserto com o seu povo. Ao certo não se sabe a razão. A verdade é que cerca de quinze dias depois do falecimento daquele que seria o candidato social-democrata às eleições autárquicas em Viseu, João Paulo Gouveia, assumiu estar “disponível para ser o candidato do PSD à presidência da Câmara” contrariando e condicionando a escolha da direção nacional do partido que preferia o nome de Fernando Ruas.

Mas, não foi o único. Poucos dias depois, Conceição Azevedo, atual presidente da Câmara Municipal de Viseu, apoiou a candidatura do “Senhor Engenheiro” como cabeça de lista pelo PSD e, surpresa das surpresas, sabemos hoje que também uma grande parte dos candidatos do Partido Social Democrata (PSD) às juntas e às assembleias de freguesia de Viseu apresentados ontem estava em “sintonia” com as aspirações de João Paulo Gouveia.

Numa carta datada de 23 de abril (que pode consultar na íntegra) enviada por estes candidatos a Rui Rio, presidente da comissão política nacional do PSD, é declarado o “apoio inequívoco à candidatura a Presidente da Câmara Municipal de Viseu do Senhor Engenheiro João Paulo Gouveia”, candidatura que, acreditamos nós, só poderia acontecer se Fernando Ruas fosse afastado. É obra. Como não confiar?

Porém, ontem ainda houve tempo para a surpresa da noite. Esqueceram-se de explicar ao “Senhor Engenheiro” quem é Fernando Ruas. Caso o Partido Social Democrata (PSD) vença as próximas eleições em Viseu, João Paulo Gouveia será o vereador responsável pelas freguesias. O primeiro a ter que explicar às populações a validade desta ou daquela opção autárquica. Para já, a coisa promete!

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião