Ensaio de psicologia étnica

No Verão de 1942, escutando talvez os pássaros que preenchiam a árvore plantada por ele em frente da janela do escritório, Aquilino Ribeiro redigiu o prefácio do livro Os Avós dos Nossos Avós. Nessas dezenas de páginas, tentou definir a psicologia étnica dos portugueses, tarefa em verdade mais própria para a imaginação de um romancista […]

  • 18:47 | Sexta-feira, 01 de Novembro de 2019
  • Ler em < 1

No Verão de 1942, escutando talvez os pássaros que preenchiam a árvore plantada por ele em frente da janela do escritório, Aquilino Ribeiro redigiu o prefácio do livro Os Avós dos Nossos Avós.

Nessas dezenas de páginas, tentou definir a psicologia étnica dos portugueses, tarefa em verdade mais própria para a imaginação de um romancista do que para um cientista sujeito às penas da dedução.

Como entra aqui a bicicleta? Pela frincha do orgulho que anima os herdeiros dos lusitanos. «O português vulgar, de facto,» escreve Aquilino, «de tudo se mostra glorioso sem excepção, da bravura dos avós e da sua, da galantaria de portuguesinho valente, dos pitéus nacionais, da paisagem, da estátua de D. José e do Nicolau velocipedista.»

Por aqui se vê que o ciclismo pode estar presente até nas mais profundas lucubrações identitárias, se o pensador quiser.

Nuno Rosmaninho

(Foto DR)

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al