Elites precisam-se

Impressiona-me muito algo que é extraordinariamente evidente em Portugal: a CLAMOROSA falha das elites. Basta ver como, à direita e à esquerda, se dedicam a destruir todas as possibilidades de diálogo franco e confiável, fatores que são essenciais para a democracia representativa. Nesse processo, as denominadas elites (que dominam os órgãos de comunicação social) são […]

  • 8:01 | Sábado, 17 de Outubro de 2015
  • Ler em < 1

Impressiona-me muito algo que é extraordinariamente evidente em Portugal: a CLAMOROSA falha das elites. Basta ver como, à direita e à esquerda, se dedicam a destruir todas as possibilidades de diálogo franco e confiável, fatores que são essenciais para a democracia representativa. Nesse processo, as denominadas elites (que dominam os órgãos de comunicação social) são incapazes de antecipar que, com esse comportamento, estão também a fechar todas portas do diálogo, a abater todas as pontes de entendimento, a isolar-se num quarto sem janelas, onde a luz não tem forma de entrar e onde tudo é desesperadamente fatal e de caminho único.
As nossas elites são incapazes de perceber que em democracia é essencial a confiança e respeito mútuo entre adversários políticos, e que sem isso os políticos ficam extraordinariamente limitados na ação e na capacidade de ponderação de caminhos mais consensuais. Ou seja, ficam limitados no exercício da democracia.
As nossas elites não são verdadeiras elites. Não abrem horizontes, mas antes adensam-nos. Não mostram caminhos alternativos, mas antes estreitam-nos. Não clarificam, mas antes radicalizam. Não são verdadeiras elites, mas antes líderes de bandos e de claques.
É esse o problema central dos partidos políticos em Portugal.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião