De Paulo Guichard a Mateusz Morawiecki, com  tribunais de permeio

Também se pode conjecturalmente pensar que a Justiça, desorientada, anda em busca de redenção.

Tópico(s) Artigo

    • 13:15 | Sábado, 09 de Outubro de 2021
    • Ler em 2 minutos

    Eficaz, a justiça portuguesa, correu ao aeroporto Sá Carneiro, para prender Paulo Guichard, o antigo número 2 de João Rendeiro que saiu do Brasil onde estava a residir para se vir entregar às autoridades.

    Esta atitude mostra o desnorte de alguma magistratura em contraponto com o eventual facilitismo e/ou incúria que permitiu a fuga premeditada e planeada de Rendeiro para parte incerta, o “boss” do BPP e, segundo o comentador Marques Mendes, um “patife”.

    Também se pode conjecturalmente pensar que a Justiça, desorientada, anda em busca de redenção.


    Mas… fazendo fé na sabedoria popular “Nem oito nem oitenta!”

     

    A Polónia, por voz do seu primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, eleito pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS), gerou uma inusitada e bizarra polémica com a União Europeia.

     

     

    Segundo descobriram agora três dos cinco juízes do Tribunal Constitucional da Polónia, há partes do Tratado de Adesão do seu país à União Europeia que não são compatíveis com a Constituição polaca.

    Tarde o descobrem, pois a Polónia aderiu à UE em Maio de 2004, há 17 anos.

    Embora Morawiecki venha agora dizer que “O lugar da Polónia é e será entre a família das nações europeias”, o conflito ganhou dimensão e já há ameaças, à imagem do Reino Unido com o Brexit, de saída da UE, uma espécie de Polexit…

    Menos controversos terão sido os milhares de milhões de euros pela Polónia recebidos em ajudas financeiras dos seus parceiros europeus.

    Mas isso já é outra conversa… na qual e provavelmente os três juízes do TC não terão encontrado nenhuma inconstitucionalidade, antes amplo consenso.

     

    (Fotos DR)

     

    Gosto do artigo
    Publicado por
    Publicado em Opinião