Cemitérios abertos e cemitérios fechados no concelho de Viseu

Esta situação está a causar, no concelho de Viseu, um acesso desigual dos cidadãos aos cemitérios. Vamos a casos concretos, o maior cemitério do Concelho, o Cemitério Novo de Santiago, vai estar de portões abertos para receber quem ali tem os seus entes queridos sepultados. No entanto, os cemitérios de Silgueiros e de Fragosela vão ter os seus portões encerrados...

Tópico(s) Artigo

  • 10:20 | Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
  • Ler em 2 minutos

No concelho de Viseu cada freguesia decide abrir ou fechar o seu Cemitério.

Aproxima-se o Dia de Finados e não fosse a pandemia do maldito Covid-19, preparava-se a habitual romaria aos cemitérios. À volta do cemitério existe uma pequena economia que se movimenta. São sobretudo os vendedores de velas e flores, que este ano podem vir a ter menos uma fonte de receita para compor o parco orçamento, isto se as freguesias não autorizarem as vendas ambulantes, para evitar ajuntamentos.

O Cemitério é um equipamento público que, na maioria dos casos, é propriedade da Junta de Freguesia. A Lei n.° 75/2013 determina no seu artigo 16.° que cabe às Juntas de Freguesia conservar e administrar o património das freguesias. Logo é com base nesta premissa legal que os Executivos das Freguesias decidem se devem ou não abrir os Cemitérios na véspera ou no dia de finados.

Esta situação está a causar, no concelho de Viseu, um acesso desigual dos cidadãos aos cemitérios. Vamos a casos concretos, o maior cemitério do Concelho, o Cemitério Novo de Santiago, vai estar de portões abertos para receber quem ali tem os seus entes queridos sepultados. No entanto, os cemitérios de Silgueiros e de Fragosela vão ter os seus portões encerrados, por não existirem as condições necessárias para garantir a segurança de quem ali se pretende deslocar, de modo a evitar ajuntamentos que potenciem a transmissão do maldito vírus que nos virou a vida do avesso e com o qual temos forçosamente de viver durante os próximos meses.


Podemos questionar o porquê desta desigualdade. Haverá Juntas de Freguesia que não dispõem de meios suficientes para assegurarem em segurança o acesso aos cemitérios? Será apenas uma questão de organização ou de falta dela? Seria importante que o Executivo Municipal indagasse tais razões ou na falta deste esclarecimento terá de ser a oposição a indagar se faltam meios às freguesias.

Em casos de pandemia deveria haver uma ação concertada para evitar desigualdades como esta. Não havendo procedimentos comuns, o melhor, para quem possa claro está, será velar os seus entes queridos noutro qualquer dia do ano, afinal os mortos têm sempre tempo para os vivos.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião