As passadas e a próxima governações do PS

Há duas coisas que não sei como foram esquecidas por António Costa: 1) é sempre melhor ser sucedido por um Governo do mesmo partido do que por um da oposição; 2) o Governo que vem a seguir, sendo de outro partido, vai estragar cada feito e cada conquista do anterior, cada coisa irregular vai dar lugar a processo no Ministério Público, cada atraso vai ser motivo de combate parlamentar. Mesmo que possam ser bons os números das contas públicas, não tarda a que a narrativa seja a de que os truques foram muitos e a situação é muito pior do que a propaganda queria fazer crer.

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  • 22:43 | Sexta-feira, 05 de Abril de 2024
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Na passada semana, fui convidado para uma ação onde estavam duas centenas de jovens socialistas. Falei-lhes do que vivi na JS e do tempo em que, ainda não sendo ou já não sendo dirigente desta organização, conheci todos os grandes protagonistas dos últimos 50 anos, as suas causas, as suas histórias, os seus anseios.

Confirmei uma coisa simples – o Partido Socialista perdeu os jovens porque não sabe falar com eles, porque lhes quer impingir agendas de velhos e ideologicamente datadas que não lhes dizem nada.

Em 1995, após uma longa jornada de Estados Gerais, António Guterres ganhou as eleições e venceu a extensa noite do cavaquismo. Em grande parte do país, a noite era mais comprida, porque o 25 de abril nunca tinha chegado.

Os governos do PS, que vieram de 1995 a 2001, nunca tiveram maioria absoluta porque nunca foi pedida, ficaram sempre nas mãos de acordos para os orçamentos que não resultavam, senão, do medo do PSD em ir a eleições e da instabilidade no CDS.


Foram governos de enorme alcance político, à frente do seu tempo, de grande relevo nos campos cultural e científico. Fizeram avançar Portugal nas infraestruturas e na educação, criaram uma dimensão transversal de desenvolvimento económico única.

O segundo Governo (1999-2001) ruiu porque deixou de ler a sociedade. Não haveria jobs for de boys, mas isso era só conversa, não haveria arrogância, mas era só propaganda. Foi, porém, a situação familiar de Guterres, a perda de sua esposa e também seu norte, que mais implicou na progressiva incapacidade de continuar a dar esperança e, ao mesmo tempo, limitar os poderes fáticos que foram crescendo a partir de 1998. E também a desarticulação no centro nevrálgico do Governo, com a saída de Jorge Coelho, depois da queda da ponte de Entre-os-Rios…

Guterres considerou que a sua governação, a falta de uma maioria parlamentar e a reduzida paciência, tinham criado um pântano. Demitiu-se!

Eleições realizadas e o PS foi para a oposição. Ferro Rodrigues é líder, mas a direção parece funcionalizada. O estranho caso de Paulo Pedroso, nunca cabalmente esclarecido pela Justiça, levou o PS a perder um dos seus melhores e conferiu um dano irrecuperável. No momento em que Barroso dá um pontapé no Governo e foge para Bruxelas, Sampaio, o Presidente, não convoca eleições porque acha que o PS as perde e Ferro vai embora.

Santana é chefe do Governo pela via administrativa, dura poucos meses, o PS escolhe Sócrates e ganha as eleições com maioria absoluta. Em menos de quatro anos, os socialistas regressavam ao poder com uma parte significativa das pessoas que haviam saído pouco tempo antes e com pouca mudança nos métodos de fazer governação. Mesmo assim, as Novas Fronteiras conseguiram mobilizar a sociedade e trazer novas caras.

Esse governo, de 2005 a 2009, de que fiz parte, garantiu-se, apesar de tudo, como um executivo reformador. Tudo porque havia uma força da natureza que era primeiro-ministro, havia uma vontade de fazer única, os poderes internos equilibravam-se com a participação, entre 2005 e 2007, de António Costa, e havia o bom senso de Pedro Silva Pereira que equiponderava e calibrava os impulsos e as desgraças.

O segundo Governo de Sócrates (2009-2011) nem uma sombra foi do anterior. Há nesse desnorte uma responsabilidade muito grande da União Europeia, em especial do factótum Durão Barroso, mas também há muitos erros na gestão da crise das dívidas soberanas de 2008/2009. Para além da progressiva descolagem da realidade…

O apelo à intervenção da Troika, a profunda e severa crise que os portugueses viveram entre 2011 e 2015, todos os acontecimentos com Sócrates que ainda hoje não estão resolvidos, criaram grandes problemas ao PS, instabilizaram e impediram a afirmação da liderança de António José Seguro.

Perante tal situação, com o povo a abjurar a intervenção externa e a querer uma oposição mais vigorosa, o PS elege António Costa como líder. Foi um momento de expectativa que se viveu e no final de 2014 o PS aparecia nas sondagens próximo da maioria absoluta.

Em menos de um ano, todo esse capital se perdeu e em eleições legislativas os partidos que tinham ido além da Troika voltaram a ganhar.

O parlamento tinha, apesar de tudo, uma configuração que autorizava uma solução alternativa – um governo do PS com apoio à esquerda. Nasceu a Geringonça.

A Geringonça não foi uma solução política estrutural, foi um momento em que todos os partidos do centro-esquerda e da esquerda à esquerda, em especial o PS, entenderam que se não houvesse mudança estariam afastados do poder, e das grandes decisões, durante mais uma década e que o país seria o cenário ideal para a aplicação do neoliberalismo mais radical.

O PCP e o BE apoiaram um governo do PS, comedido, conservador e pouco inventivo. Esse Executivo (2015–2019) quase não legislou, navegou na reposição de rendimentos e conseguiu um feito único – contas certas.

Ao contrário do que muita gente diz, as contas certas podem ser sinal de atavismo ou de boa gestão. Centeno, o improvável ministro que se transformou em provável candidato vencedor das presidenciais de 2025, foi o motor de uma boa gestão das finanças públicas perante a realidade nacional e internacional, a história e o futuro.

A grande fatia dos governantes de Costa foram pessoas com muito pouca autonomia. A quase centralização de tudo na figura do líder, mesmo que tendo garantido projeção externa e quase sempre simpatia dos portugueses, não criou as condições para se andar mais rápido, para se ter uma política avançada.

As escolhas para o Governo foram feitas entre um passado que já devia ter ficado para trás, figuras instrumentais e bastantes indicações que ainda hoje não se sabe de onde vieram. Sobram, desses três grupos, pouco mais duas mãos de políticos com potencial autonomia e autoridade. E é essa dúzia que tem agora de se libertar do pai, corrigir os erros e métodos usados e olhar para o futuro com humildade.

Todos os Governos do PS têm coisas boas. Mas são as más que ficam na memória dos portugueses se não se souber sair, se não se tiver cuidado na forma de garantir a herança. Ora, se já tínhamos tido duas experiências em que a saída foi muito mal feita, deveríamos, a partir de novembro de 2023, ter sabido encontrar o bom caminho para essa saída. Não foi isso que aconteceu.

Sempre bati palmas a Medina pelo rigor e nas contas certas, mas o excedente que se conseguiu em 2023 foi uma enormidade quando o país estava em situação de grande instabilidade, com todas as corporações aos saltos e sem um Governo que tivesse mãos para gerir a crise das greves, das manifestações e dos boicotes. Não podia ter acontecido, porque não é isso que está escrito nos livros que nos ensinam a ganhar eleições. A impossível gestão das crises dos médicos e dos polícias fez implodir dois anos de excelente desempenho de José Luís Carneiro à frente do MAI e um ano de boas expectativas em Manuel Pizarro à frente do Ministério da Saúde. Não havia necessidade de termos consagrado estes danos irrecuperáveis a estes dois dirigentes do PS…

Há duas coisas que não sei como foram esquecidas por António Costa: 1) é sempre melhor ser sucedido por um Governo do mesmo partido do que por um da oposição; 2) o Governo que vem a seguir, sendo de outro partido, vai estragar cada feito e cada conquista do anterior, cada coisa irregular vai dar lugar a processo no Ministério Público, cada atraso vai ser motivo de combate parlamentar. Mesmo que possam ser bons os números das contas públicas, não tarda a que a narrativa seja a de que os truques foram muitos e a situação é muito pior do que a propaganda queria fazer crer.

Vive-se, porém, uma situação paradoxal – um governo, o último, que os portugueses consideram mau e um primeiro-ministro que sai sem que haja um português que com ele antipatize. Costa conseguiu, durante quase nove anos, ser uma espécie de membro da família, alguém que pode fazer asneiras quase todos os dias, mas está lá nas piores situações.

A pandemia e a invasão da Ucrânia, mais a primeira, ajudaram a construir essa imagem de pessoa que se encontrarmos na rua não iremos insultar entre dentes, antes procurar para uma selfie.

Costa é teimoso e vai continuando a dizer que só gosta de cargos executivos. Não sei o que pode fazer mais, depois de ter sido secretário de Estado, ministro, presidente de câmara e primeiro-ministro. Ser presidente do Conselho Europeu não é um cargo executivo, mesmo que na função o tempo não lhe sobre para continuar a fazer puzzles. E também sei que, caso não haja Europa, haverá Presidência da República, porque ele nunca fica quieto. Para além de Centeno, será o único que tem possibilidade de ganhar no espaço do centro-esquerda.

O PS está, de novo, na oposição. E o dilema é que precisa de encontrar um caminho para os dois problemas que se colocaram, em permanência, neste últimos oito anos – o da informalidade governativa e o da relação com a Justiça.

A governação não pode ser horizontal onde os ministros e o primeiro deles vão até ao rodriguinho da operação, os gabinetes ministeriais não são start-ups, sim a cabeça das grandes máquinas da administração pública; e a relação com a Justiça carece de uma ampla solução institucional, solução que não pode ser entendida como estando a pôr em causa o Estado de Direito.

Fecha-se agora mais um ciclo conjuntural de governação e um ciclo estrutural de presença do PS no poder que leva 28 anos. E é para num novo tempo que o PS tem de se preparar.

Os partidos à sua direita vão fazer quatro coisas: 1) inventar o caos; 2) adensar as suspeitas de corrupções e tráfico de influências; 3) ampliar as dissensões internas que existirão inevitavelmente; 4) fazer tudo para que o espaço do centro-esquerda não ganhe as autárquicas e as presidenciais.

Ora, o PS está tão anquilosado que quase não se arrasta na sua organização. Nada de comunicação moderna; nada de propostas atraentes; nada de empatia, apesar de falar muito de empatia. Os seus dirigentes têm de se meter numa máquina de lavar e saírem novos, a cheirar a limpo, para que estejam impecáveis para um novo e difícil tempo.

A prazo, os mais idosos vão acordar e dizer que a direita não lhes cortou as pensões e até as aumentou; os votantes em idade ativa vão sentir a normalização da vida por decorrência da redução da inflação e dos juros, dos investimentos com os fundos europeus e até de alguns investimentos privados que o PS não soube valorizar, mas que estão aí.

É por isso que não há tempo para pôr os pés na mesa e fumar um cigarro, não há tempo para não ter um destino. Pedro Nuno Santos tem um trilho apertado onde só o carisma e a vontade não chegam. Precisa de decidir, de ter um país para além do partido, governantes sombra de várias gerações que estejam prontos para o dia de amanhã. E, já agora, que sejam de todos cantos e não só de uma roda curta de lisboetas e de amigos de Rui Moreira, o forcado que sempre pegou o governo do PS de cernelha e foi apoiar, no fim, o adversário principal.

Guterres, Sócrates e Costa são o passado governativo do PS com todas as suas conquistas e desamparos. Que nasça um partido sem hiperideologização, sem discursos que ninguém entende, sem inacessibilidade. Que nasça um partido de todos, onde os militantes e os portugueses não sejam só votantes.

Ascenso Simões

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