A Senhora República faz 112 anos amanhã

Por muitas vicissitudes tem a República passado. Desde as lutas intestinas da 1ª até à anulação da democracia pela 2ª, passando por aqueles que hoje, saudosistas do passado, clamam pela 4ª República.

Tópico(s) Artigo

  • 18:07 | Terça-feira, 04 de Outubro de 2022
  • Ler em 2 minutos

A 1ª República inicia-se com a sua proclamação a 5 de Outubro de 1910 e acaba com o Golpe de 28 de Maio de 1926*, que dissolve o Parlamento e governa em ditadura militar.

A 2ª República vai de 1933, com o Estado Novo, até 1974.

A 3ª República decorre de 1974 até ao presente.


 

Por muitas vicissitudes tem a República passado. Desde as lutas intestinas da 1ª até à anulação da democracia pela 2ª, passando por aqueles que hoje, saudosistas do passado, clamam pela 4ª República.

“Nós não nos escondemos e por isso estamos aqui a dizer hoje que queremos outro regime para Portugal, que esta República já não serve e que queremos passar para a quarta República portuguesa”, afirma inflamado o líder do Chega.

Provavelmente uma República análoga aquela que pontificou durante mais de quatro décadas, de líder único e omnipotente, coarctadas e sufocadas as liberdades individuais, imposta a censura, suprimidos grandes partes dos direitos humanos tão a custo conseguidos.

Ademais, um líder partidário que quer imperiosamente mudar a Constituição da República Portuguesa, para a qual, refere o próprio com a costumeira elevação “estar-se nas tintas”.

E é neste fadário que a República tem sobrevivido, amada por muitos, odiada por outros.

A sua história, se é somente centenar, é pródiga de episódios que, para a sua mais aprofundada e pertinente dilucidação, devem ser estudados, deixando aqui a sugestão de alguns títulos e nomes, de reputados investigadores e académicos que podem consultar.

 

História da Primeira República Portuguesa, coordenação de Fernando Rosas e Maria Fernanda Rollo, Tinta da China, 2009.

Vem aí a República! 1906-1910, Joaquim Romero de Magalhães, Almedina, 2009.

Porque Venceu e Porque se Perdeu a I República e A Grande Ilusão – Um Ensaio sobre 1910, i 1910 a duas vozes, Mendo Henriques e Fernando Rosas, Bertrand Editora, 2010.

O Poder e o Povo, Vasco Pulido Valente, Círculo dos Leitores, 1999.

Lisboa Revolucionária – Roteiro dos confrontos armados no século XX, Fernando Rosas, Tinta da China, 2007.

A primeira República, 1910-1926, como venceu e porque se perdeu, Bertrand Editora, 2018.

Páginas de Sangue, Sousa Costa, Guimarães Ed., 1933.

(Et al)

 

Viva a República!

 

 

*A revolução começou em Braga, comandada pelo antiliberal general Gomes da Costa, sendo seguida de imediato em outras cidades como Porto, Lisboa, Évora, Coimbra e Santarém. Consumado o triunfo do movimento, a 6 de Junho de 1926, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião