A carga fiscal

A este propósito, o sempre lembrado e desmemoriado personagem secundário do brutal aumento de impostos, Paulo Núncio, secretário de estado dos Assuntos Fiscais de Passos Coelho, encheu a boca para dizer que "carga fiscal só diminuirá quando o PS não governar". Bem prega Frei Tomás...

Tópico(s) Artigo

  • 22:15 | Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023
  • Ler em < 1

A diminuição dos impostos, assunto central do debate do próximo Orçamento do Estado e bandeira do novo ano político, é transversal à “rentrée” política de todos os partidos.

Todos advogam a diminuição da carga fiscal, e até Fernando Medina a toma como sua, só não dizendo como nem em quanto será a safra, guardando segredo das novidades que não se antecipam muitas nem de monta. Mas que é tempo de dar a volta à roda, deixando de lado a política dos baixos salários e dos impostos altos, lá isso é.. Mas coisa que se veja!


Nos governos de Costa a receita fiscal subiu 25 mil milhões de euros, e só em 2022 os contribuintes encheram os cofres das Finanças com 87 mil milhões de euros. Nos impostos directos, o que mais pesa é o IRS e nos indirectos o IVA ganha dianteira, sendo Portugal o oitavo país da União Europeia onde tem mais peso. Nos sete anos de governação socialista, representa 36.4% do PIB. Factos são factos, e antes não fossem.

A este propósito, o sempre lembrado e desmemoriado personagem secundário do brutal aumento de impostos, Paulo Núncio, secretário de estado dos Assuntos Fiscais de Passos Coelho, encheu a boca para dizer que “carga fiscal só diminuirá quando o PS não governar”. Bem prega Frei Tomás…

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião