Entrevista com Yanis Varoufakis

por Norberto Pires | 2015.01.31 - 17:57

Excelente entrevista do ministro das finanças grego Yanis Varoufakis. Um homem sensato, com respostas prontas a uma jornalista pouco interessada nos seus esclarecimentos, que recusa perdões de dívida e reversão de reformas, mas ao contrário procura que elas sejam mais profundas e montadas com o tempo suficiente para serem eficazes.

A propaganda dos partidos instalados pretende calar o Governo grego. Eu gostaria que os governantes gregos fossem ouvidos e fossem consideradas as suas propostas. A Europa precisa de reforma e de ter políticas comuns (isto é, debatidas e acordadas por uma larga maioria) muito diferentes daquelas que têm vindo a ser impostas pela Alemanha. Espero, como disse hoje no Público Pacheco Pereira, “que tudo termine em bem para os gregos e que isso ajude a mudar a Europa que bem precisa. Para que haja contágio.”

Vale a pena ver e ouvir com atenção.

Professor Associado da Universidade de Coimbra foi Presidente do Conselho de Administração do Coimbra Inovação Parque e Membro do Conselho Nacional para a Ciência e Tecnologia. Possui Mestrado em Física Tecnológica e Doutoramento em Robótica e Automação pela Universidade de Coimbra. É o Editor do jornal "Robótica". Autor de cinco livros na área da robótica e automação tendo publicado mais de 150 artigos científicos e tecnológicos.

Pub