BONS SINAIS PARA 2016

por José Carreira | 2016.01.01 - 13:19

 

Quase a terminar 2015, a poucas horas de entrarmos em 2016, há dois sinais animadores e que dizem respeito a dois assuntos aos quais me tenho dedicado.

As autoridades alemãs proibiram o uso de fogo-de-artifício e o lançamento de petardos durante as celebrações do Ano Novo nos centros de refugiados e nas zonas envolventes.

O porta-voz da autoridade local da Renânia do Norte-Vestefália, Christoph Sobbler, afirmou: “Todos aqueles que vieram de zonas de guerra associam o ruído das explosões a tiros e a bombardeamentos e podem ser afetados de forma traumática”.

Contrariamente ao que é veiculado em muita imprensa internacional, a Alemanha preocupa-se com as pessoas que fogem aos conflitos nos seus países e procuram, na Europa, a segurança e futuro para as suas famílias. Angela Merkel, apesar das críticas internas e externas, garante que dará continuidade à sua política migratória e reafirma que a chegada de mais de um milhão de refugiados é uma oportunidade para a Alemanha.

Do outro lado da rua onde estou a passar esta quadra festiva, o pavilhão multiusos da Realshule Ostheim, a exemplo do que aconteceu em muitos equipamentos em todo o país, foi adaptado e nele foram acolhidos refugiados. Não será o local perfeito, mas garante segurança, conforto, alimentação e uma política de integração que começa no ensino da língua e inserção das crianças no sistema de ensino.

IMG_3377

Este ano o concerto de Ano Novo, da Orquestra Filarmonia das Beiras com André Sardet, sob a direção do maestro António Vassalo, tem um significado muito especial. A receita da bilheteira reverterá para o Centro Apoio Alzheimer Viseu. Um apoio fundamental para que prossigamos os nossos objetivos. O apoio financeiro é muito importante e o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido é para nós um motivo de orgulho e um sinal positivo para 2016.

Como escrevi, há alguns dias, há momentos em que temos vontade de desistir[1], mas não baixaremos os braços enquanto houver uma pessoa a precisar do nosso apoio.

Uma bonita prenda de Natal para a instituição que represento e um boa forma de começarmos o Ano Novo.

Um grande bem haja à Câmara Municipal de Viseu, à Orquestra Filarmonia das Beiras e André Sardet e ao Teatro Viriato.

Guten Rutsch!!! Bom 2016 para todos!!!

[1] http://www.ruadireita.pt/largo-do-pelourinho/davi-e-golias-11593.html